20.1.19

Por que motivo o PSI20 vai continuar numa de outperform

O que é mais refrescante nesta cena dos mercados é que nunca se sabe com o que se pode contar: a caca pode sempre virar fillet mignon e o contrário também sucede! É um admirável mundo este em que jamais se esgota o argumento para novas e estrambólicas teorias. Nesse sentido, os mercados fazem de nós cientistas loucos sempre envolvidos em mil e uma conjeturas que valem mais pelo entusiasmo de as conceber do que pela correspondência com a realidade. 


O PSI20 fechou o ano num suporte importante, com largos anos de provas dadas e abriu 2019 com poder de fogo suficiente para estar 7% acima em 3 semanas. Está a ser bom e já deu para fechar a semana acima da resistência dos 5000 pontos. Para mim é bom verificar que ainda anda muita gente desconfiada, porque significa que não haverá falta de quem deite uma mão quando for hora de corrigir. 


O que vos queria dizer hoje é muito rápido e parece-me que pode ser uma bela teoria para testarmos nas próximas semanas. 

Os espanhóis chegaram-se à frente e foram os primeiros a implementar essa nova máquina de podar o tanso que dá pelo nome de taxa Tobin. São 0,2% que os intermediários, perdão, o Zé, vai pagar sempre que quiser comprar ações; se depois tiver de fugir aos gritos, com o cabelo tosquiado e a carteira a arder, ninguém o mandou ser burro, porque o contributo para a sociedade já está do lado de lá. 

A mim não me admirava nada que os segundos a consumar o assalto fossem os deste lado do Guadiana (só me admira que não tivesse sido já no OE deste ano) embora ainda tenha esperança que alguém perceba que, a ser assim, podemos estar a poucos meses de encerrar o PSI20 para sempre e a tornarmo-nos, de pleno direito, num país onde o capitalismo está fora da democracia. Mas nem vale a pena falar porque todos temos razões de queixa!

E agora a teoria que é o que interessa neste momento. Claro que sabem que há muitos fundos que investem na Ibéria (sendo que visto do resto do mundo falar em Espanha é contar com a península toda) e que muitos operadores do país vizinho têm uma forte presença em Portugal. Também já viram que a taxa Tobin que o governo espanhol aprovou incide sobre as empresas espanholas com capitalização bolsista acima de 1000 M€, o que é uma parte significativa do mercado espanhol. Tenho a certeza de que já viram onde é que eu quero chegar. Pode não ser nada, mas quando o produto dos outros fica mais caro que o nosso pode ser que a nossa quota suba!

Sem comentários:

Enviar um comentário