25.11.18

PSI20 e outros

Não há como pôr flores e embelezar a cenário: estamos num bear market medonho e assustador do qual, de facto, nós os tugas nunca saímos. Sabemo-lo agora, porque estas coisas só se conseguem ver em pleno olhando da frente para trás, esta subida desde os mínimos de 2016 mais não foi do que um ressalto foleiro. E agora vamo-nos contentar com andar a saltitar à espera que venha aí a trombada no ciclo económico que já começamos a sentir nos números que saíram nas duas últimas semanas, e enquanto não houver quebra em alta de máximos relativos e uma rutura da zona dos 5000 pontos, voltamos à cepa torta apanágio do nosso país pequenino e endividado até ao tutano. 


Nos 4720 pontos há o fecho de um gap com ano e meio que vai muito provavelmente atrair muitos compradores, mas daí para baixo, vem mesmo aí o diabo (para usar a previsão a destempo do anterior PM).


O pior para a bolsa nacional é que sucedeu aquilo que se estava a adivinhar: se não subimos em condições quando os outros estavam a subir, agora que os principais índices mundiais estão a ursalhar vai ser impossível amparar a queda.

Resumidamente, o cenário regula desta forma: o Cac em Paris já o vemos bear, o Dax está mais atrasado, mas pode fazer uma primeira aproximação na semana que ora se inicia, e o Ibex já fez o ressalto mandatório e pode agora vir dar a estocada final.




A salvação pode vir da América onde ainda é cedo para se dizer que o mais longo bull market da História tenha chegado ao fim. Para já estamos em correção e não se pode dizer que ela seja surpreendente, não só porque evidentemente o mercado não sobe sempre, mas também porque estamos no início do ciclo de subida das taxas de juro, circunstância que costuma ser historicamente bearish para as bolsas americanas. No entanto, no que ao SP500 diz respeito, estamos em crer que o mercado bem pode ainda acomodar uma queda de 30% sem que tenhamos que necessariamente declarar o touro morto.


Se quisermos muito sonhar com uma visão mais otimista, talvez o Nasdaq seja o nosso índice, pois estamos perto de um nível que costuma ser muito do agrado dos investidores que apostam um zonas de inversão com histórico registado. Acresce que o índice está quase sobrevendido e nota-se que as quedas recentes elevaram os níveis de ansiedade e medo a valores que já não se viam há algum tempo.


Sem comentários:

Enviar um comentário