11.11.18

BCP

Concordo com o pensamento do mercado na sexta-feira ao concluir que o BCP apresentou resultados muito decentes e creio que será plausível contar com um PER de 10 e, por isso, um lucro por ação em torno dos 10%! Parece bom, mas não me está a parecer que o mercado valorize isso por aí além, pois o que não falta é bancos por essa Europa fora com rácios mais apelativos. 


Logicamente, quem anda na bolsa procura rendimento, ou seja dividendos, e a manobra gira toda em torno da luta para obter o maior retorno no mais curto espaço de tempo possível. Daí até à agitação nervosa de se andar a pular de maço para cabaço só porque cheira que a outra vai dar mais do que esta é menos de um pestanejar. Daqui deriva que mais importante do que o rendimento em si é a possibilidade (mesmo que remota) de esse rendimento vir a subir no futuro. Bem sei que nada do que aqui digo é novidade para vocês, mas a minha tese é que, atendendo às correntes condições do mercado, a malta está a valorizar ainda mais a capacidade de crescer no futuro (vejam a Cofina ou a Martifer), em detrimento de rendimento mais ou menos certo mas falho em crescimento (olhem para a EDP ou para a JMT). E eu julgo que o BCP, atendendo, por exemplo, ao crédito mal parado que ainda tem em carteira (e às perspetivas de diminuição nos próximos tempos) e ao reforço da aposta no crescimento na Polónia parece estar bem colocado para lucrar bem mais no futuro. 

Do ponto de vista técnico, estamos a iniciar uma semana chave. De acordo com a nossa leitura, aqui na zona dos 0,26€ temos o ponto em que o BCP começa a dar sinais de ficar interessante para os touros (linha amarela), mas já houve um falso break no passado, pelo que o risco de a cena se repetir é bastante elevado. Com uma subida de 19% em menos de duas semanas (e prestes a entrar em sobrecompra), não vai ser fácil convencer quem está longo a não vender neste ponto, até porque muitos ficarão na retranca com medo de um lower high. Para quem está a apostar na bondade do cenário bull seria importante bombar até à zona dos 0,273€ antes que se desse uma correção significativa, embora já não fosse mau sinal acabar  a semana acima da linha amarela. Por outro lado, caindo aqui pode ser um deus nos acuda porque vai haver logo quem desate a pensar que a coisa vai acabar por fazer um lower low e ir por aí abaixo, até porque não nos parece possível que o PSI20 se aguente das canetas se o BCP desatar a malhar, circunstância que pode ditar um efeito bola de neve. 

Sem comentários:

Enviar um comentário