Reparem como estas coisas dos mercados são curiosas e estão longe de ser lineares, tornando-se muito interessante acompanhar as motivações da generalidade dos investidores.
Hoje foi publicada uma primeira leitura do PIB trimestral nos EUA, um número de alguma importância pois é sabido como o crescimento da economia é, em larga medida, um crescimento das empresas. Pois bem, previa-se uma subida de 1,2% e acabou por se verificar um avanço de apenas 0,1%, isto é, uma estagnação.
Ora, tão ensombrada notícia deveria, à primeira vista, levar os índices bolsistas americanos para baixo e avermelhar bastante a sessão. Acontece que não só não foi isso que aconteceu, como inclusive os índices fecharam a subir e perto de máximos históricos.
How come, perguntam vocês?
Easy, my friends: os investidores perceberam que com a economia tão mal (não estamos sozinhos, portanto), o banco central americano (a FED) vai ter de continuar a ajudar, basicamente imprimindo dólares que em parte serão canalizados para a Bolsa, prolongando este tão festivo BULL market. Como diria sir Sherlock, elementar!