9.10.16

Roleta russa dos nossos dias

Nós bem gostaríamos, se bem que nem sempre o tempo dê folga, de vir cá mandar umas larachas de quando em vez, e de acordo com a pertinência, mas nas últimas semanas o que temos assistido, aqui pelo burgo, é a isto:


E para isso vem-nos à cabeça, isto:


Se juntarmos o facto de ter deixado de parte a possibilidade de ficar otimista quando se quebra em baixa a zona dos 4600 então temos os condimentos necessários para justificar o silêncio dos últimos tempos! Claro está que não andamos neste mundo sozinhos e do menos mal poderemos ter uma âncora de salvaguarda se os restantes congéneres europeus não azedarem! E até agora, embora em semelhante modo casino chefiado pelos bancos centrais, não pisaram o risco por mim delimitado para entrar em parafuso e forçar o pessimismo!

No entanto, é certo que por norma surgem oportunidades nas cotadas que possam dar um ar de graça no quadro geral! Mas nem isso! Tirando a Jerónimo Martins que se encontra pelos valores de 2013, depois de ter caído 60% em um ano e ter recuperado, consequentemente, 140%! A Corticeira Amorim que no último ano valoriza 100% mas que peca por falta de liquidez, e o quanto isso condiciona a nossa abordagem ao negócio, temos um restante cardápio à nora a ponto de as odds que apresentam não valerem o risco! 

Se pegarmos nas últimas análises por mim feitas, quando o índice ainda vagueava acima dos 4600, reparamos que a Sonae é um caso sintomático do nosso PSI20! Vai-se aguentando mas é notório a falta de força e os máximos relativos inferiores sucedem-se! No BCP já nem a análise técnica lhe pega! Começou com as quedas que o levaram à quebra em baixa dos 1,75 cêntimos precisamente no valor em que as médias móveis se equiparavam (1,845 cêntimos para a 9 e 21EMA)! Lá foi evitado o cruzamento e lá se foi o meu otimismo para as semanas seguintes! Fez jus! Curiosamente, ou nem por isso, a cotada que deu um rasgo de parcial metamorfose valorizando mais de 20% em dois dias foi a nossa brasuca Pharol! Aqui, na véspera, servido de bandeja e que ao contrário do comportamento do BCP atingiu os 23,5 cêntimos e não mais os perdeu (o banco perdeu os 0,175 cêntimos e não mais de lá se aproximou).   

A terminar deixo-vos um gráfico, mais abrangente, do PSI20! Pior que isto, só mesmo uma ida a mínimos na quebra em baixo dos, já aí, 4460!


A parte musical fica entregue a um vídeo inédito da every you every me dos Placebo do belga Brian Molko, lançado esta semana pela banda inglesa, que (a)parece feito à medida para a temática do dia!

Boa semana.   

  

Sem comentários:

Enviar um comentário