30.8.15

Sugestões

No post anterior, apesar do título, não vos dissemos onde víamos dinheiro em concreto e o que nos fará mover numa ou outra direção. Pois bem, fazemo-lo agora*.

Na banca, o BCP pisou e traçou momentaneamente o risco vermelho na semana passada. Foi uma chinesice na 2ª feira, mas chegou para fazer soar a sirene de alarme. Atendendo ao facto de que começam a existir lucros para mostrar, um regresso abaixo da linha encarnada é sinal de que o mercado dá de barato que vamos a caminho de mais um AC no banco e a verdade é que se juntarmos o NB às eleições polacas não precisamos de muito mais para nos pormos com ideias dessas na cabeça. Não creio que se chegue a tanto, pelo que compras na zona em que nos encontramos são quase isentas de risco, desde que, obviamente se feche a loja sem contemplações na quebra da linha vermelha. Se amanhã o dia for de verdura, vamos ter quebra da EMA21, o que pode acelerar as subidas no dia seguinte. Porém, contem com dados económicos da China na madrugada de terça-feira (eu já disse o que pensava no post anterior), e se o povo não gostar dos números pode haver um alijar de carga que nos faça voltar para baixo a galope (a propósito, tanto o DAX como o S&P500 estão naquele ponto em que se esbardalham todos se hesitam na subida). Fiquem com o nosso gráfico (recordamos que a verde temos a EMA9, a amarelo a de 21 dias e a vermelho usamos a simples de 200 dias; juntamos o RSI por ser um indicador que muita gente inteligente segue).


É certo que, nesta altura, preferimos o BCP ao BPI (parece-nos que o cenário angolano, apesar de tudo, é bem pior para o BPI que o polaco para o BCP, e quer um quer outro vão alombar com o NB). Seja como for, se quisermos sacar o nosso quinhão não vamos poder ficar à espera que o Zé Rodrigues dos Santos nos dê uma dica no telejornal, compondo aquele ar de alienígena que descobriu o planeta Zor, de que ele tanto gosta: vamos mesmo ter que ir aos gráficos que, esses, jamais enganam. No BPI entreguem a carga a outro num fecho convicto abaixo dos 90; compras não vejo sem um pulo acima dos 98 e mesmo assim vai haver melhor, de certeza, como verão a seguir:


A Sonae deu para trás apesar de me terem parecido engraçados os resultados que apresentou, mas longe de mim argumentar com esse grande maluco que é o mercado. Só se eu estivesse passado dos carretos! A verdade é que ficou desinteressante e eu só lhe deito a mão se se aproximar dos 1,08 para vender com fecho na quebra ou aproveitar o ressalto. Se a moça fugir pa riba é claramente a quebra das médias móveis no 1,20 que me faz abrir os cordões à bolsa. Até que haja novidade é deixá-la marinar!


E que tal uma musiquinha para ajudar a desmoer? Boa ideia, não é! Todos nós, que hoje tratamos os mercados como se fôssemos da família e fazemos malabarismos insanos com esta jogatana não fomos sempre assim: mad for money! Que isso jamais vos passe pela cabeça! Para chegarmos até aqui tivemos cedíssimo de começar por dar os primeiros passos nessa arte nobre, mas dificílima de tentar manobrar corações fêmea. Pela parte que me toca, iniciei-me, adolescente desengonçado e afogado em hormonas, oficialmente, em 1986 e este era um dos meus hinos (isto não vem nada a propósito, mas se vocês estão a ler este texto até aqui também não se devem importar absolutamente nada com despropósitos):


Voltemos à nossa temática.

Vale sempre a pena olhar para a Altri. Nos 3,32 está a SMA200. Uma quebra convicta em baixa é uma tragédia, pelo que o valor constitui um óbvio stop loss se a coisa se der em fecho. Mesmo que lhes tenham amor, não fiquem com elas abaixo dos 3,18 porque o amor pelo valor da vossa carteira deve estar acima de tudo (mercantilmente falando). Para cima, deixem rolar que esta é daquelas que tem um volume nos COFs tão pequenito que se a malta quer entrar tem que pagar caro e o preço sobe com uma pujança sorridente.


Deixei para o fim a que me parece melhor e aquela para que estou mais inclinado. A NOS tem um gráfico que fala sozinho:


Compras aqui têm risco reduzido. Um fecho abaixo da linha obriga a vender por quebra da base do canal. Se tiverem umas pilecas que não se importem de arriscar podem deixá-la deslizar até aos 6,80 (claro que também mas podem passar para as mãos que eu trato delas com carinho). Se der para subir, o ataque aos 8 parece trigo limpo farinha amparo, teoricamente falando.

Em jeito de remate final, dizer que o mercado está claramente numa de vamos para uma recuperação em V ou deitamos isto tudo abaixo e viramos o ano para o lado negativo. Pessoalmente, acredito que vamos outra vez para cima (atenção que as eleições tugas podem baralhar o PSI até outubro), até porque o pilau que está a sair dos chinos encaixa mesmo a matar na Europa, mas também vos digo que se houver bater em retirada não façam perguntas nem se ponham com teorias que não levam a lado nenhum: salvem o vosso dinheirinho das chamas!

* O asterisco é só para recordar que aquilo que dizemos neste momento será engolido pelos mercados no decorrer do dia de amanhã, pelo que a respetiva atualização será feita pela massa cinzenta de cada um!

Sem comentários:

Enviar um comentário