1.10.17

PSI20

Julgamos estar a dar novidade nenhuma ao dizermos que a negociação bolsista é, fundamentalmente, um jogo mental, não só uma luta entre medo e ganância, mas também um caso flagrante do célebre comportamento de manada, em que a perceção da realidade é muitas vezes condicionada por fatores que nada têm que ver com a própria realidade, mas mais com seguidismo e moda! Aquilo a que, em linguagem de caserna, se dá o nome de bull market nada mais é do que um mercado em que a perceção da massa de investidores está enviesada no sentido do embelezamento da realidade, por oposição ao bear market, situação em que ninguém dá um tostão furado por filet mignon! O curioso é que este comportamento de manada tem depois um claro efeito direto na economia real, gerando um ciclo vicioso que se autossustenta: quando um mercado fica bull/bear, a economia recupera/afunda!


A questão que se impõe, portanto, é a de saber em que fase da maré estamos em cada momento, de maneira a podermos seguir o rebanho e não sermos comidos pelo urso!

Eu não sei se os meus caros frequentam os sítios da net onde para e manda bojardas a malta da bolsa, mas se têm esse hábito certamente se devem ter apercebido de que, na última semana, subitamente, quase todos os títulos da bolsa portuguesa viraram para o lado bom, e mesmo aqueles que têm apresentado resultados mais fracos e passado por maiores dificuldades começaram a ser alvo de referências bem mais benignas e, em alguns casos, mesmo entusiasmantes! O que aconteceu é muito simples, tem nada que ver com notícias novas que tenham entretanto saído, mas sim com uma mudança de perceção da realidade motivada pelo próprio comportamento do mercado! Se quiserem contextualizar, podem talvez reler este nosso texto de maio e este outro da semana passada

Vamos ver as próximas sessões, mas ficaria muito surpreendido se o que se passou esta semana não marcasse um claríssimo sinal de entrada em bull market de longo prazo! Se até aqui as notícias do lado económico, que estavam a ser bastante favoráveis, não pareciam impressionar os investidores, a verdade é que a partir de agora a manada vai passar a olhar para a realidade (dos mercados) com os olhos enviesados pela benevolência! Aliás, olhem à vossa volta e vejam quantos estão a espumar por não terem entrado e quantos desejam ardentemente uma correção para poderem corrigir a gafe de terem ignorado os sinais e ficado presos no passado!

Como já cá andamos há algum tempo, deixamo-vos um exemplo (entre muitos) de um texto que publicamos em setembro de 2015, quando o PSI20 quebrou em baixa precisamente o valor que ora quebra em alta! Curiosamente, houve mesmo o duplo fundo de que falamos no final do texto nos 4900 pontos (que, na altura, deu um ganho de 15% a quem nele acreditou, mas não foi suficiente para inverter o bear market que regressou em força no início de 2016).

E agora, o futuro!

O PSI20 está assim:


Um ótimo ponto de entrada era se viesse fechar aquele gap, ou então mais abaixo na Lta, mas, neste momento, como as coisas se puseram, é capaz de ser muito exigente (a menos que apareçam notícias muito más nos próximos dias, sendo verdade que tal não é impossível), pelo que nos parece ser razoável usar como ponto de entrada, em caso de correção, a confirmação do suporte nos 5300 (anterior resistência). Aliás, uma correção era, neste momento, bastante saudável, não só por dar oportunidade aos mais retardatários, mas também para arrefecer um pouco os indicadores.

Todavia, não nos parece provável que tenhamos mais do que um ou dois dias de correção (se tal acontecer já) porque a quebra da resistência fez virar o sentimento da manada e não vai faltar gente a acudir aos mais ansiosos por vender. Julgamos mesmo que, no curto prazo, a próxima resistência imediata poderá só aparecer nos 5600 pontos e estamos inclinados a pensar que este movimento altista pode ter uma aceleração nos próximos dias com aumento do volume e entrada de institucionais (se, repetimos, não houver más notícias; estamos a pensar, por exemplo, nisto ou numa hecatombe na Catalunha). A prazo, o movimento vai encontrar uma resistência mais forte apenas nos 6300 pontos! Mas disso, falaremos mais tarde!

Sem comentários:

Enviar um comentário