10.10.18

Foi-se?

Toda a gente sabe que o chato da bolsa é que, bem vistas as coisas, não é possível uma pessoa ter sossego, nem deixar o cacau práli investido ao deus dará, pois corre o risco de acordar feito num oito. Pela parte que me toca, ando de atalaia desde que o PSI20 desabou da linha amarela e nem sabem o que me custa vir agora aqui só porque a coisa se pôs a jeito para fazer as caridades ao touro. 




O PSI20 é a caquinha que se sabe, mas justamente por causa disso é um ótimo barómetro do sentimento do mercado a nível global, principalmente quando a coisa está a pontos da dar para o torto mas ainda pouco deram por ela. Explico-me: nos índices de classe mundial, os fundos de investimento que mexem com o mercado e, normalmente, são os primeiros a reagir quando percebem o rumo que a coisa vai tomar, têm disponíveis ofertas de compra em quantidade suficiente para poderem sair sem causar grande alarido, mas no PSI20, devido ao baixíssimo volume de negociação nas empresas que compõem o índice, tal não é possível, de maneira que quando eles retiram geral é em índices como o nosso que a coisa é anunciada em primeiro lugar. Claro que isto é verdade para as quedas, mas já não se verifica nas subidas, porque, sejamos francos, quem tem pressa de se posicionar na bolsa portuguesa se houver sinais globais de bull? Foi por isso que a vistosa queda de 6% na bolsa portuguesa nas duas semanas até ontem foi um sinal de forte borrasca a nível global. 

Da maneira como estou a ver a coisa, tudo se vai decidir na forma como o S&P500 vai reagir agora que parece ter quebrado a Lta que suporta a galopada de há 2 anos e meio a esta parte:


Foi da quebra desta linha que o mercado andou com medo este tempo todo e tivemos oportunidade de falar disso aqui. Obviamente, teremos ressaltos no futuro, mas a quebra da linha é uma machadada duríssima na confiança e, a menos que seja recuperada imediatamente (e o S&P tem feito grandes recuperações em V), vamos vê-la a passar a resistência naquilo que poderá muito bem constituir o fim do mais longo bull market da história.

O problema agrava-se porque o Nasdaq também quebrou o seu canal e não admira que o fecho de hoje tenha sido feio como a noite dos trovões:


Com os índices tão perto de máximos, é normal que haja quedas mais ou menos exorbitantes porque na dúvida a malta vende e ponto final, mas esta quebra de linhas tão marcantes costuma ser um tónico muito forte para os bears e não é difícil que rapidamente comecem a aparecer notícias que funcionem como gasolina deitada na fogueira em que queima o dinheiro de quem se mantém dentro.

De tanto sofrerem por antecipação, os índices europeus acabaram por se pôr com um aspeto que é muito difícil não vermos no gráfico um urso gigantesco preparado para fazer miséria (literalmente). 

O Dax ficou já levou com o cartão amarelo e amanhã não vai ser fácil segurar o canal que já tem a agravante de ser descendente:


O Cac está com  cara de quem quer testar a força da linha vermelha:


E o Ibex é outro canal à beira de rebentar:


De uma forma sucinta, meus caros, ou a festa acabou mesmo ou então esta queda dos mercados americanos pode servir para desopilar os mais ansiosos e para os corajosos fazerem compras nos derradeiros suportes. Se me perguntam se vale a pena apostar, diria que apostar é no casino e eu não gosto! 

Sem comentários:

Enviar um comentário