13.9.15

Back again

Após publicações extra que fazemos questão de associar à negociação em bolsa voltamos à carga com umas breves análises ao momento.

Se recuarmos até finais de 2011 reparamos que o PSI20 atingiu na altura o valor que hoje entendemos como meta a superar para ficarmos um pouco mais optimistas no rumo do nosso índice. Nessa altura criou suporte, que só a memória longínqua de finais de 2002 e inícios de 2003 nos lembraria. Valor esse nos 5300/5350. Por conseguinte, tendo em atenção este time frame de quase quatro anos verificamos que o índice vale menos do que na altura. Em sentido inverso a esta desvalorização, que é transversal a quase todas as cotadas que o representam temos um sector que cresceu 200% no mesmo período.

Estamos a falar das empresas ligadas à pasta de papel. 


São elas a Portucel, a Altri e a Semapa por via da participação desta na primeira. Todas elas valem três vezes mais do que o que valiam nos finais de 2011. O momento actual mostra-nos o seguinte. Vejamos  graficamente.

A Altri, na quarta-feira, fez um bonito, quebrando de assentada a sma200 e ema21. Com o volume forte e um stochastic a pedir compras lá foi ela. Neste momento, ultrapassando os 3,60 tem via livre para o topo superior daquele canal descendente. Para baixo e mediante, convém contextualizar, o comportamento do índice temos a sma200 servir de suporte.


Portucel. Se quebra nos 3 é uma chatice. Se optarem por uma entrada numa eventual aproximação a essa zona e na sequência de uma reacção atenção logo de seguida à aproximação das médias móveis. Se as quebrar em alta, 3,34 para resistência ou então a linha de tendência decrescente marcada.


A Semapa, para baixo, quebra a sma200 e segue para os 11! Para cima quebra as médias móveis e 13,60 parece garantido. Parece! 

Não descartar uma entrada num rebote na média móvel dos 200 dias (tracejado a preto).


Nota: À semelhança do que disse na Altri, convém não ignorar o comportamento do PSI20 no desempenho de todas as cotadas que o representam. Em relação às empresas exportadoras como é o caso das empresas analisadas convém referir que uma desvalorização do Euro costuma ter um efeito, digamos, simpático!

Resta desejar uma óptima semana e excelentes negócios. Música boa, essa já cá temos.


     

2 comentários:

  1. A Portucel está a construir 3 fábricas ao mesmo tempo.. está com uma pujança tremenda. Tem um excelente balanço.. mais tarde ou mais cedo a sua cotação bolsista vai refletir o crescimento da empresa.

    ResponderEliminar
  2. É verdade que sim! Aliás, como o texto refere, a empresa já subiu em bolsa 200% em 4 anos o que, em parte, reflete essa pujança que refere! É, sem dúvida, uma das mais fortes empresas nacionais e um dos títulos mais importantes da nossa bolsa!

    ResponderEliminar