21.9.14

A próxima semana

Se queremos ter sucesso nos mercados o melhor é manter sempre a coisa simples, quanto mais simples melhor, e ir entrando e saindo de ações que conhecemos relativamente bem. Para nós tugas, que temos a infelicidade de ter por perto um dos índices bolsistas com pior comportamento neste ano (já foi um dos melhores), não é tarefa fácil e muitas vezes dá vontade de nos pormos no piro e abalar para outros mercados. Mas isso tirava-nos uma parte da simplicidade e, pelo menos para já, aqui o NeB vai-se mantendo 100% nacional, uma coisa galharda, do género do Atlethic de Bilbao, até porque estamos em crer que, apesar de tudo, há empresas que parecem demasiado castigadas. É certo que isso acontece não porque se esteja a criar verdadeiramente valor, mas mais por estarem reunidas as condições para que a especulação funcione e faça subir as cotações. É esse o caso, por exemplo, do BPI, de que já aqui falamos.

E, seguindo esta linha de raciocínio, onde é que nós vemos dinheiro na próxima semana? Pois, amigos, digo-vos muito diretamente e nem precisamos de pôr gráfico nenhum, pois serve o que aqui deixamos num post anterior. Voto na PT. 

E isto porquê? 

Por causa do fecho da OI na sexta-feira passada. É verdade que nem a OI é exatamente a PT, nem o que acontece de bom à OI é necessariamente bom para a PT, mas duvido muito que a OI suba e a PT não lhe siga no encalço. E a OI fechou em máximo do dia e máximo da semana na bolsa brasileira, a um tick de encostar a uma resistência que uma vez abatida pode fazer brotar do nada reais em catadupa na conta dos acionistas (confiram aqui). Também a PT é gaja para explodir se quebrar os 1,85€ e se até a OI ajudar, porque diabo não o há de fazer? E não se esqueçam de toda a especulação que graça em torno das telecomunicações no Brasil, que pode perfeitamente fazer esquecer as dívidas colossais que estas empresas têm e os sarilhos em que estão metidas. 

Na Bolsa ninguém quer saber do que vai acontecer daqui por um mês, desde que ganhe dinheiro no dia seguinte. Tudo o que precisamos é do chuto de felicidade instantânea, porque no longo prazo, já sabem, isto é sempre uma montanha russa.

Quanto ao PSI18? Vai subir.

1 comentário:

  1. Boas, parece que isso da PT não se confirmou. Só desce. Mas obrigado pela ajuda que tenta transmitir. Cumprimentos

    ResponderEliminar