Estes últimos dias fizeram-me recordar um texto que publiquei caminha já para quase um ano! A indisciplina de Maio demonstrava a passividade de um mercado que, incapaz, mostrava sinais de pouca força na tarefa de quebrar máximos relativos! Confirmem os momentos, da altura e o atual, e detectem as diferenças, se as virem:
Claro está que existe uma grande diferença de 2015 para 2016! No primeiro, começamos o ano a abrir caminho e cheios de força e no segundo começamos com uma derrocada de quase 20% e que nem tão pouco ainda conseguimos recuperar! Suficiente para pensar: é mesmo para levar a sério o dito sell in May and go away com este cenário tão deprimente? Parece-me prematuro e por enquanto, tal qual mercado dúbio, dancemos e balancemos ao ritmo do momento!
PSI20
Era inevitável que com os índices europeus a fazerem inversão de marcha o nosso PSI não conseguisse manter o excelente desempenho (ao 5º dia em outras tantas sessões talvez fosse merecedor!) que daria certamente ganas para ataque à SMA200, pelos 5130! Acontece que, e sendo assim com essa inevitabilidade, o cerco a esses valores ficará para já fora da equação e a preocupação no imediato é recuperar as médias exponenciais (as de curto prazo), a azul e vermelho tracejado! Se o imediato for para levar a sério, então, excelente, voltámos também para cima da Lta desde mínimos anuais (a preto)! Para baixo a quebra do mínimo relativo nos 4760 dá-nos a ideia de proximidade a mínimos do ano e o sell in May and... já carbura!
IBEX35
Para cima dos 8800, ânimo extra para aproximação a máximos do ano! Era sinal de que as médias móveis de curto e médio prazo já estariam por baixo da cotação e as motivações para compras aparecessem! Para baixo, os 8280, à semelhança do mínimo relativo do nosso PSI!
CAC40
Outro a precisar de ir para cima das médias móveis de curto e médio prazo para aproximação à média móvel dos 200 dias (preto tracejado)! Para baixo, as linhas demarcadas para obedecer!
Quanto ao DAX30, o farol que ilumina os europeus desde que estes não virem gregos (ainda vou sendo patriota!), por razões técnicas não nos é possível expor no momento o gráfico, ficando a promessa que mais tarde, por volta das 22h30, o colocaremos no nosso FB para vossa visualização! De salientar, e falando de cor, que hoje andou por lá mas não quebrou em baixa valores do mínimo relativo, pelos 9820! O que a manter-se é bom para o curto prazo!
Como a semana já vai longa e o mercado tem estado pachorrento como o tempo...
Adriana Calcanhotto e uma boa noite!
Sem comentários:
Enviar um comentário