Malapata não deve ser, mas que é de um mano ficar meio avariado disso não pode haver dúvida. Refiro-me, evidentemente, ao facto de em semana de Trump a trampa vir toda para o lado de cá. À parte a chalaça, a dúvida que fica é como caralho os americanos enveredam pela puta da loucura e somos nós, tugas inocentes, que mais apanhamos no trombil? Como é que a opção ianque pela bandalheira, que chegou a ameaçar uma razia nos mercados mundiais (na madrugada de quarta-feira o S&P500 chegou a estar a perder 6%), acabou em triunfo em todo o lado, exceto cá na península, onde o PSI20 se destacou com um coice semanal de 3,5% (uma décima mais que o Ibex)?
Porquê nós, Senhor? Porque são os pobres pequenotes a pagar a trumpalhada (até o nome do homem se presta bestialmente a este tipo de humor foleirote)?
Bem sei que a resposta para o fenómeno pode ser encontrada numa diversidade de fatores, desde a fragilidade da economia e a dívida elevada, passando pelas taxas de juro à beira de pegar fogo num momento em que se prevê que a dívida americana suba e haja menos disponibilidade de liquidez para nos acudir (muita atenção ao referendo constitucional italiano de 4 de dezembro, que pode muito bem ser o terceiro míssil de cruzeiro a atingir em cheio a ordem mundial vigente, colocando a Itália à beira da bancarrota, caso Renzi se demita), até à existência de empresas expostas ao mercado americano e que estão do lado errado da barricada (ver EDP e EDPr), ou expostas a emergentes como a Pharol e a Mota. No caso da EDP, para além de tudo o que envolve a renováveis, podemos estar em presença de um sinal do mercado de que há uma fortíssima possibilidade de assistirmos a prazo a uma subida muito assinalável dos juros da dívida pública, uma vez que há, tradicionalmente, muita arbitragem, por parte de institucionais, entre os dividendos da elétrica e os juros pagos pelo estado! Esperemos que não!
Vejam como ficou o nosso semanal do PSI20 e, para melhor comparação, o semanal do S&P500 (diga-se que se confirmou o afundanço até aos 2044 - foi abaixo, perto dos 2020 pontos - mas apenas na negociação de futuros na madrugada de 4ª feira):
Esta queda tão acentuada do PSI20 colocou o índice no caminho do mínimo anual (e mínimo multianual) estabelecido fugazmente no dia do brexit nos 4176. Eu olho para o gráfico e vejo que não tem ponta por onde se lhe pegue: já quebrou a linha amarela e acaba de torrar a linha vermelha! Um caso claramente perdido!
E, no entanto, há aqui uma nesga de esperança que nos pode salvar e, quiçá, catapultar para um BULL MARKET épico. Let's dream,... only for a while!
Sigam, por favor, a minha linha de raciocínio!
Nos valores a que se encontra (na zona entre os 4260-4360) há uma grande probabilidade de ressaltar eficazmente porque fará triplo fundo anual que tem um rácio ganho/risco particularmente interessante (o ressalto pode ocorrer antes, porque já há sobrevenda, mas uma ida toca e foge aos 4260 era estupenda):
Se o ressalto der mostras de força, lá mais para a frente, no médio prazo, quando já nem nos lembrarmos de que estivemos a cair 18% no ano, pode haver gente endinheirada que comece a olhar para o índice num horizonte mais alargado e se disponha a investir num duplo fundo multianual.
É uma teoria tão puxada que não se recomenda a gente impressionável (verdade que a eleição do Trump também era uma excentricidade de proporções épicas e efetivamente aconteceu)!
De qualquer das formas, considerem-se avisados e sigam por vossa conta e risco!
Vocês sabem onde foi o mínimo do bear market de 2009-2012? Segurem-se amiguinhos que isto não é fácil: nos 4354 pontos no dia 14 de junho! Depois houve um ressalto e duplo fundo um mês mais tarde. A partir daí o índice subiu 80% em menos de ano e meio. E onde estamos neste momento? Correto: outra vez nesse valor! Show business in deed! Confiram:
Só para vos pôr a salivar, se a tramóia funcionar, as regras mandam que a subida leve o nosso pequenito a máximos históricos por volta dos 14000 pontos! Puta que pariu! Trump santo subito!
Baaahh! Esqueçam! Estava a sonhar alto! Outro dia houve um analista que veio dizer que o Dow Jones ia para os 80000 pontos e que estamos a toques de um major bull market e aquilo impressionou-me tanto que, depois do trumptrauma, devo ter ficado com uma parte do cérebro feita em papa! Não ponham dinheiro nesta hipótese e protejam-se como puderem!
Falando a sério, se virem o PSI abaixo do mínimo anual... já vos disse para vender tudo, depois para entrarem curto, para emigrarem, para entrarem em depressão, para se enfiarem em casa a ver os programas da tarde na tv com os pezinhos perto do lume, para se enfiarem na cama a chorar o cacau que o bcp vos torrou, etc... de maneira que... se virem o PSI20 abaixo dos 4150 e ainda estiverem investidos, já sabem que não vos posso aconselhar mais nada a não ser...
Apenas um último mistério por resolver: como é possível que a eleição de Trump não tenha sido a pior notícia da semana?
Sem comentários:
Enviar um comentário