20.5.18

PSI20 e BCP

Não nos vale de nada andarmos para aqui a tentar perceber por que motivo caiu o BCP 8,2% numa semana em que o PSI20, por causa da mola EDP, subiu para cima do nosso valor alvo de há uns meses a esta parte. Dito de outra forma, no que à carteira de cada um diz respeito pouco importa se foi por causa dos míseros milhões que ainda não perdoou ao Sporting (e agora talvez tenha mesmo que perdoar), se foi por causa da mais recente rodada da antiquíssima barafunda italiana, se foi pelo reforço dos curtos da Blackrock ou porque os resultados não convenceram (embora eu, pessoalmente, ache que até foram muito interessantes) ou por qualquer outro motivo. O que importa é que houve demasiados vendedores para as ofertas compradoras existentes e a queda deu-se.

Para mim, contudo, há um aspeto que talvez valha a pena guardar no sítio onde guardamos as coisas que vamos aprendendo nesta vida, de maneira a no futuro podermos mais facilmente evitar sofrimentos desnecessários. O BCP tem um peso de 17% no PSI20, o que significa que, se não caísse nada teríamos fechado a semana em máximos anuais. Ora a que propósito iria o PSI20 fechar em máximos anuais se 1) os outros índices, que laboram em ambientes bem mais salubres que o nosso, estão longe dessa marca (ainda que tenham recuperado bastante nas últimas semanas), 2) o ambiente macroeconómico parece bastante conturbado, inclusive com a economia nacional a dar alguns sinais de fraquejo, e 3) estamos em maio, às portas do verão, numa altura em que ninguém costuma estar para grande folias? Bem vistas as coisas, o BCP era mesma a ação a jeito para cair!

Ainda por cima, desde finais de janeiro, o BCP tem estado em tendência descendente que o levou a cair 18%. É certo que com os resultados rompeu um valor que nos pareceu importante e entramos cheios de cagança, mas depois vimos que renegava e pusemo-nos a bulir um bocado maltratados (apenas um pouco de brilho a menos numa semana em que a EDP, a Sonae e a Altri foram de uma simpatia extraordinária)! 

Agora, vemos o BCP num ponto bastante decisivo e estamos muito indecisos sobre o que fazer. As notícias que nos chegam de Washington são capazes de pôr uma cor esverdeada nos mercados amanhã (se é que já não estão descontadas) e o título está num mini-suporte (digamos assim) feito pelo mínimo anterior, pelo encosto entre as médias móveis de curto prazo e pela média móvel de 200 dias. É um bom ponto para voltar para cima, mas parece-nos que há melhor no PSI20 para tentar uma aposta, pois se der para baixo, é rapaz para se aproximar dos 0,26€ (ou quiçá da base do canal):


A trégua entre os EUA e a China (ainda que possa ser temporária) é capaz de fazer mexer com a EDP, mas não nos conseguimos decidir em que sentido. Por um lado, talvez crie menos problemas à presença de uma empresa chinesa chamada Energias de Portugal em território americano, o que dará força ao valor sugerido pelos do império do meio e nesse sentido deitar alguma água na fervura; por outro lado, pode ser que acicate os competidores na OPA, que as casas de investimento asseguram que são muitos, a finalmente mostrarem as cartas (coisa de que francamente duvido, mas, bem vistas as coisas, que sei eu?). Seja como for, a menos que apareçam mesmo contra-opas não nos parece que seja por aqui que o índice vá mexer muito, numa altura em que toda a gente está a olhar para o gap monumental que foi aberto 2ª feira e a contar com uma ida lá abaixo para o fechar. 

Falemos do gap. Está a 1,7% de queda de distância e das empresas com peso no índice só a JMT e o já falado BCP estão em relativa má forma, pelo que vai ser necessário que a pintura se borre muito para que feche já (se o BCP for aos 0,26€ dá uma grande ajuda), mas, mesmo assim, é necessário esperar que a Galp, a EDP renováveis, a EDP e a NOS não subam. Para cima, o cenário também não é claro, pois não haverá falta de vendedores nos 5800 a contar com um duplo topo. Eu gostava mais do cenário de queda, até porque entro na semana bastante líquido, mas confesso que não me parece que o BCP sozinho consiga fazer o trabalho todo de levar isto lá abaixo, pelo que julgo que atribuo maior probabilidade a que haja cedências por parte dos ursos e isto vá para cima. Se assim for, estou curioso em saber se o topo daquele canal é válido.


1 comentário: