14.12.15

PSI20 (e Dax)

O máximo do ano no PSI20 foi feito a 10 de abril e em 2014 tinha sido a 2 do mesmo mês, pelo que seria sensato mudar o sell in may para um mês antes. Os mínimos foram um duplo fundo entre 15 de dezembro de 14 e 15 de janeiro de 15 e depois a tal tourada de 39% em 4 meses que fizeram o ano. Desde aí, com mais ou menos pânico, mantivemo-nos a maior parte do tempo num canal cuja base foi hoje tocada em fecho. 


Vocês já sabem que eu sou um otimista nato e ando cada passo a pagar a fatura de ver o mundo cheio de flores e de melodias angélicas e, como tal, já me dão o devido desconto, mas a verdade é que eu vi naquele toque na base uma espécie de sinal verde para abrir os cordões à bolsa e fazer umas comprinhas natalícias para pôr umas açõeszitas no sapatinho (não, não pus Banif porque para ficar teso tinha ido ao casino que sempre me divertia mais). Não comprei tudo quanto queria, porque ainda estou na espetativa de que a coisa possa arriar ali à zona dos 4900 pontos (meros 2% abaixo) e dar-nos uma espécie de sexta-feira negra bolsista (o termo "negra" é foleiro quando se fala destas coisas, porque remete para crash grosso, mas é o que está na moda e quem sou eu para me pôr com filosofias)! 

A minha ideia é, obviamente, seguindo a lógica do ano que agora acaba, fazer a jorna até abril para depois ter cheta suficiente para aguentar os compromissos de um pai de família que anda com pouca vontade de trabalhar. Se vai resultar, veremos, mas embora todos saibamos que a história não se repete exatamente da mesma forma, ainda ninguém me provou que não o possa fazer de modo parecido. E eu nisto sou muito formal, até porque de formação sou físico: ou é por a+b ou então prefiro o Pai Natal que sempre é um gajo porreiro! Já perdi o fio a meada...

Já sei: ia falar do Dax! Depois de me queimar ao de leve naquela treta do gap para fechar, quase que veio à nossa linha tracejada vermelha. Mais coisa menos coisa, não vemos que possa ir já daqui abaixo (até porque, tal como o PSI, está sobrevendido). Depois da amanhã fala a Yellen e dou como boa a hipótese de termos um buy on the news que cure os níveis exorbitantes de pessimismo que se atingiram por estes dias. Evidentemente, nem preciso de vos dizer onde vemos os alemães se a linha tracejada não amparar o tranco (e já agora, no PSI se os 4900 não forem suficientes para consolarem os ursos, só se forem os mínimos deste ano: não sei, que dizem?)

Vejam o Dax, que o S&P já disse que, em princípio, estava de acordo connosco.

Sem comentários:

Enviar um comentário