20.12.15

Pulled trigger?

Depois do festim curto, pós-BCE, com que o mercado fez questão de banhar os entusiastas do Marocas teremos nós, puxado o gatilho, nesta sexta-feira no nosso índice para rally de navidad?


Se a vela que se formou na última quinta-feira nos fez temer o pior em relação ao entusiasmo matinal, sendo transversal à maioria das cotadas e índices, houve um sentimento inverso que se apoderou do PSI20 no dia seguinte quando, ainda para mais, os mercados bolsistas europeus confirmavam o volte-face do dia anterior com quedas abruptas a acompanhar os americanos. Excelente o desempenho do português fechando em cima do topo do canal que teima em não ser quebrado. Se desta o quebrar (atenção que a volatilidade que tem estado presente nos mercados tem levado a falsas quebras), então o feeling com que ficamos na última sessão terá sido sensato e o gatilho, aí, terá sido realmente puxado. Vejam o gráfico:

  
Se o índice assim está, a maioria das cotadas diferentes não estarão:

Altri a 1% de máximos; 
CTT a 2% de resistência nos 8,88 que quebrada lança-a para a SMA200, neste momento, nos 9,45; 
Galp quebrou a SMA200, atingindo valores em fecho de quase 6 meses; 
NOS a vir de uma boa reacção ao suporte nos 6,95 e à SMA200; 
Portucel após correcção aos 3,50 a querer embalar novamente para atacar a resistência nos 3,88;
EDPr já, contextualizadamente, analisada aqui.

Para o fim, breves actualizações à banca que se manteve, fielmente, a negociar no intervalo lançado aqui - no BCP, BPI, Thom Yorke e uma paisagem fantástica:

Quem nos segue no FB talvez se tenha apercebido de como a referência ao Bank Millenium para o BCP fez todo o sentido e que o confirmar do bom desempenho da cotada Polaca, vinda de mínimos, fez disparar a cotação da acção portuguesa conforme, minutos antes, chamamos à atenção aqui. Desde então, tem vindo a subir, acompanhando a performance daquela da qual detém 50%, quebrando mesmo em alta o topo do canal descendente durante esta semana. Neste momento, está a um pequeno passo do cruzamento das médias móveis. Se o próximo fecho for positivo, confirma-se o pulled trigger que o forte volume no leilão passado também sustenta e que poderá levar à zona dos 0,056 como primeiro target. Se amanhã, à custa, por exemplo, dos espanhóis, a banca tuga padecer, fiquem atentos ao momento em que se der o tal cruzamento das médias. Se continuar a dar para o torto serve como suporte a linha superior do canal descendente quebrado ou a tal zona dos 0,046 (valor a que, diga-se de passagem, não acredito que possa chegar novamente, mas... se chegar, acredito que quebre em baixa!).


No BPI, fruto da volatilidade, quebrou (false break) por duas vezes a nossa linha de tendência sendo, prontamente, recuperada mantendo-a nos eixos que a levam a, neste momento, estar em cima da SMA200, resistência antes do embalo para os 1,30. Para a próxima sessão, se for positiva, não se admirem se for com alta valorização (à semelhança de BCP); se terminar negativa, mantenham-se de olho na quebra em alta da média dos 200 dias. Para baixo, atenção que o tombo ainda é grande, o nosso suporte chave está junto ao euro/acção, mas antes disso atenção às falsas quebras da tendência delineada.


A habitual nota musical desta vez dá-se por vencida, não seja por mais nada, que seja pelo fartote que se leva por esta altura mas tradição é tradição e quem sou eu para a contrariar! Caso a ignorem e prefiram melodias fora da época então façam scroll down no nosso blogue e avancem para aqui!

Feliz Natal para todos nós, com a certeza de que a ideia de um rallyzito o tornava muito mais risonho!




Sem comentários:

Enviar um comentário