11.1.16

cny/usd e cny/eur

Estamos em crer que este será um dos dados que mais de perto devemos seguir em busca de pistas para o futuro: depois de uma queda ininterrupta que o levou a depreciar quase 4% em menos de um mês, o yuan chinês teve finalmente hoje uma ligeira recuperação!


Escusado será dizer que com uma moeda mais fraca os chineses comprarão menos ao exterior, facto que tem servido para alimentar um pessimismo bastante arreigado em especial entre as maiores exportadoras europeias (em relação ao euro a recuperação de hoje foi um bocado mais expressiva, contra uma queda de quase 7% desde 30 de novembro). A título de exemplo, no que vai de 2016, a BMW cai mais de 14%, a Daimler quase 12% e a Porsche outro tanto! Mais esquisita parece-me a queda de 11,3% da Bayer: as vendas de Rennie devem estar em alta com a azia que grassa, em particular entre os grandes jogadores de poker bolsista chineses! Enfim, racionalidade nunca foi o forte nos mercados!

Notem que não estamos a dizer que lá porque hoje subiu vamos ter recuperação da moeda chinesa, e inversão nos índices; simplesmente fazemos notar que o mercado anda a descontar uma hecatombe e é bem capaz de dar por ela e aperceber-se de que exagerou! Nada como estar atento a todas estas subtilezas! Já agora, muita atenção para o facto de haver números importantes que vêm da China na madrugada de quarta-feira, pelo que é preciso levar isso em linha de conta se decidirem ir a jogo!

Sem comentários:

Enviar um comentário