31.1.16

Ponto da situação

Quem acreditou em rebotese não cometeu o erro de se enfiar apenas na Altri, é bem provável que tenha embolsado para cima de 10% em 7 dias de negociação. Bem bom, se atendermos às circunstâncias (queda mensal de quase 5% no PSI20), pelo que é mais do que justo mandar vir uma medalha para nós! Afinal de contas, é disto que a gente vive: medalhas simbólicas por espalhar o bem e encher os bolsos aos sensatos que nos incluem entre os favoritos!


Se estiveram atentos ao nosso paleio durante o excitante mês de janeiro que ora acaba (se não estiveram vejam aqui que ficam com uma panorâmica), lembram-se que optamos por ficar de fora desde o início porque havia resistências a vencer (topo do canal e linha horizontal tracejada vermelha no gráfico seguinte). Também dissemos que comprávamos na base do canal, na zona dos 4900 pontos. Então, o ano arrancou em modo ursil (é por causa disto, diga-se de passagem, que o DiCaprio desta vez leva o Óscar: tal como os mercados, também ele foi atacado pelo urso! (Que ligação tão fatela! Enfim!)) e a queda foi tão arrepiante que ficamos na retranca e só entramos, meio a medo, no dia seguinte ao do sinal de rebote (o facto de a linha tracejada laranja ter aguentado o embate e, acima de tudo, o amparar do tranco acima dos níveis DATAC no S&P e no DAX convenceram-nos de que o rácio ganho/risco era, apesar de tudo, favorável). A quebra dos 4900 para cima foi a dica para reforçar e deu-nos a esperança de que isto ainda se pode salvar de um mercado ursino mais prolongado. Vejam como ficou o nosso gráfico depois do fecho de semana:


Como é que vemos isto daqui para a frente? 

Com otimismo! As últimas sessões convenceram-nos de que há dinheiro e vontade para o usar no sentido de comprar a carga que os vendidos querem alijar. 

A fechos atuais, a zona dos 4980 (EMA21) é o primeiro alvo de um movimento corretivo de curto prazo e voltamos à caca se arriarmos abaixo dos 4900 pontos - esse é o meu valor para fechar a loja, incondicionalmente (ainda que admita um fecho muito antes se sentir que o marmanjo me vai testar os nervos e baixar a esse nível)!

Para cima, sou capaz de admitir que amanhã se chegue ao topo do canal nos 5160! Vencendo... bolas, é ver no gráfico!

Uma chamada de atenção para os resultados do BCP que, de acordo com o Jornal de Negócios são os únicos a sair esta semana. É já amanhã! A apresentação de resultados do BCP é um daqueles momentos emocionantes em que muita gente está à espera de finalmente cumprir a promessa feita de pagar as prestações com o graveto que a bolsa dá. É uma espécie de lotaria com uma probabilidade de 50%, o que é bom! O único problema é que a aposta tem dado para torto e não é de agora, pelo que a cada trimestre se renovam as esperanças de que seja desta. Vamos ver se amanhã os resultados em Portugal chegarão para compensar a quebra que se antecipa para o futuro imediato na Polónia. Com a recuperação económica e os problemas no Novo Banco (que é um concorrente infinitamente menor que o BES) e em menor escala no Banif pode ser que resulte claro um reembolso antecipado dos 750 M€ em dívida, o que permitiria ao BCP tornar-se consolidável. Atenção à margem financeira e ao nível de incumprimento. A verdade é que o BCP é dos poucos títulos da bolsa portuguesa que tem volume suficiente para permitir aos fundos, que têm milhões para gerir, tomarem posições numa base diária, pelo que quer para um lado quer para o outro, poderão ocorrer fechos/tomadas de posição relevantes o suficiente para causarem movimentos interessantes. Mais uma vez, vai ser emocionante!

Sem comentários:

Enviar um comentário