11.12.16

PSI20

Pode alguém que abraça o mister de negociar em bolsa ter um minuto de sossego? Não pode, meus amigos, não pode e engana-se profundamente quem envereda por este modo de vida se tiver vocação de calaceiro! Ainda faz agora uma semana estávamos todos contentes, preparados para passar um Natal descansados a ver de longe a coisa descambar, quando nem dois dias depois somos acordados para o pesadelo de ter que voltar à luta sob pena de ficarmos a ver fugir os carros de rali e nós apenas a aplaudir!

Das situações com mau aspeto que identificamos no início da semana nenhuma se concretizou e foi tudo até ao contrário. Não faz mal nenhum, desde que não tenhamos as peneiras de achar que ganhamos/perdemos alguma coisa porque estamos certos/errados. Nisto como em muitas coisas nesta vida, ter razão ou não depende sempre das circunstâncias e raramente mata a fome! O que é preciso muitas vezes é virar ao sabor do vento, coisa que nem todos estamos preparados para fazer com a rapidez e a agilidade que a causa requer. Reparem, por exemplo, nos três grandes acontecimentos do ano em termos de mercados: brexit, Trump e referendo italiano! Antes da coisa feita qualquer analista, por mais inocente que fosse, vaticinava o apocalipse com os resultados que obtivemos. E, no entanto, o sucedido foi tão ao contrário que tenho a impressão que ainda está tudo meio atordoado. É assim a vida, sempre cheia de surpresas. A propósito, diz-se nos corredores cheios dos tais analistas bem informados que a equipa que está a ser reunida por D. Trump está tão cheia de gabirus liberais e pró-desregulamentação (tão Goldman Sachs) que vem aí um bull market tão épico que vai entrar nos anais da história dos bull markets. Começo a pensar que sou capaz de ter futuro como vidente! Promete!

O PSI20, que era dado como morto na semana passada, ressuscitou todo afoito e anda por aí a atormentar os caçadores de zombies! Para já faz papel de monstrinho e é prematuro dizer que deu sinal verde para avançar, mas já deu para pagar a consoada e isso não é de somenos importância! Três vivas! Para regressar ao mundo dos vivos precisávamos de o ver acima da média móvel dos 200 dias (linha lilás) e para o considerarmos pronto para levantar voo, os 4900 pontos são imprescindíveis! Depois... vamos com calma, que o moço está muito frágil! Para baixo, não queremos que deixe para trás os 4600 pontos!

Sem comentários:

Enviar um comentário