21.5.17

De uma semana para a outra

Na semana em que batemos os 2000 gostos no FB (obrigado a todos) o mercado andou para fazer a vontade ao Roubini e esteve vai e não vai para soltar um cisne negro. E a verdade é que quando todos estavam a pensar que seria a Coreia a fazer miséria, acabamos por ver o pássaro preto aparecer de relance para a bandas da Casa Branca onde também mora um bom criador de passarada estrambólica e surreal.



Mr. Trump, que anda a distribuir comédia farta pelas arábias enquanto vende armamento que dava para pagar metade do nosso calote, testou os níveis de atenção dos candidatos a fazerem de Bob Woodward e Carl Bernstein do século XXI e o mercado, sabedor que o Watergate tolheu o Dow Jones em para cima de 90%, não esteve com meias tintas e provocou-nos um calafriozito na quarta-feira. 


Eu confesso que quando vi a notícia do despedimento do maior do FBI fiquei apreensivo, mas mantive-me numa de achar que seis meses de mandato é curto para despedir o homem, mesmo que não restem já dúvidas de que não é um, nem dois, nem três, mas vários os parafusos que o líder mundial tem a menos! Talvez ainda seja cedo para que desbanquem esta presidência, mas doravante já ninguém poderá dizer que foi apanhado desprevenido quando for confrontado com as cenas dos próximos capítulos (passado, presente e futuro numa só frase - as palmas que a minha professora primária bateria se fosse viva)! 

Quanto a business, alguns acrescentos ao que temos dito nas últimas postadelas.

- PSI20 - apesar de tudo, sobreviveu incólume aos acertos com os dividendos e ao bate asas do cisne, sendo que veio testar os 5000 pontos e aliviou indicadores como manda a lei. Se já está pronto para ir testar outra vez os 5300, não vos sei dizer, mas o fecho de sexta-feira foi bastante prometedor. Reafirmo que acima dos 5400 entramos em bull market, mas parece-me que o mercado vai precisar de dar como certo que a história com o bota fora do Trump fica por aqui... para já! Uma coisa ao género do que se está a passar na Coreia, sobre a qual o mercado já interiorizou que tudo não passará de um estrebuchar do regime por causa do corte de importações de carvão por parte da China. Uma fuga para a frente de quem se vê cada vez mais isolado e sem fundo de meneio! Voltando à vaca fria, no PSI20 agora temos os 5000 pontos como primeira referência e se descer abaixo dos 4870, para mim, o movimento de subida começa a ficar inquinado!

Sem comentários:

Enviar um comentário