1.5.17

Histórias de dinheiro

Sexta parte

O amigo Delmiro também pode estar a pensar que o preço do milho vai descer. Vamos supor que o preço se encontra nos 1000 dólares o alqueire quando o banco emite um warrant put (que dá o direito de vender por um preço previamente estabelecido e se destina a quem quer ficar curto), com preço de exercício de 800 dólares, paridade 100:1, e maturidade a três meses. Claro que, em princípio, ninguém vai querer esse warrant porque ele confere o direito de vender a 800 o que está a ser vendido a 1000, o que é nitidamente uma péssima opção. Contudo, como ainda há três meses até chegarmos ao momento da verdade, o warrant tem razão de ser, ainda que valha apenas o preço da expetativa, digamos 1 cêntimo. O amigo Delmiro é um fulano corajoso e gosta de arriscar, pelo que compra destes produtos porque está convencido de que pode haver uma hecatombe no preço do milho.


Então, o preço do milho começa a descer lentamente, mas enquanto cada alqueire estiver acima dos 800 dólares, o warrant terá apenas o valor da expetativa de que possa vir a ser rentável e esse valor depende fortemente do tempo que faltar até à maturidade. Claro que, se um mês depois, cada alqueire estiver a mudar de mãos digamos, a 900 dólares, é provável que o amigo Delmiro já esteja a ganhar dinheiro, pois vai haver players no mercado interessados em apostar que a descida será para continuar e que vale a pena entrar na aventura, comprando-lhe essa opção. Seja como for, o warrant ainda não está in the money e apenas possui valor temporal. Imaginemos que as coisas correm mesmo bem para o amigo Delmiro e a sua previsão de hecatombe se concretiza com o preço do alqueire a cair para $750 na maturidade. Cada um dos seus warrants dá-lhe o direito de vender por 800 dólares 1/100 de alqueire, quando a cotação no mercado é 50 dólares mais baixa. Quanto vale cada warrant? Um centésimo de 50 dólares, isto é, 50 cêntimos. O amigo Delmiro teve um merecido lucro de 4900% no negócio que fez, e nós ficamos a perceber por que motivo tantos amigos estavam tão interessados em negociar milho e outras mercadorias através de instrumentos financeiros derivados.

Hoje em dia, há uma enorme diversidade de instrumentos que nos permitem ficar expostos às mais diversas mercadorias e chegou-se inclusive ao ponto de a formação de preço ser na maior parte das vezes ditada por uma massa de investidores, que reagem a expetativas e notícias, mas que não têm o mínimo interesse na mercadoria em si. 

E está tudo dito!

Sem comentários:

Enviar um comentário