17.9.17

PSI20

Temos defendido de há bastante tempo a esta parte que o PSI20 só entrará em bull market com uma quebra em alta da zona que vai dos 5300 até aos 5400 pontos. Esse é para nós o intervalo chave em termos de longo prazo e, se a quebra se der com volume, estamos convencidos de que haverá finalmente tomada de posição em empresas portuguesas por parte de fundos internacionais sem os quais qualquer subida estará sempre muito condicionada.




O grande aumento de volume no decorrer da semana passada, com seis subidas consecutivas e fechos de sessão sempre muito movimentados, deixaram-nos a pensar que, tal como também chegamos a antecipar diversas vezes, o final da silly season talvez fosse a altura ideal para testar novamente a resistência e tentar libertar o índice do domínio dos ursos. 

Com a notícia da subida de rating por parte da S&P é provável, dizemos nós, que o valor possa vir mais uma vez a ser testado e pensamos que é possível que desta vez sejamos bem sucedidos essencialmente pelos seguintes fatores:
  • Quando a Moody's cortou o rating do Portugal para lixo (foi a primeira agência a fazê-lo, em 5 de julho de 2011), o PSI20 estava sob um suporte importante. No dia seguinte abriu em gap down e cairia 10% nas duas semanas seguintes! Depois ainda ensaiou uma ida ao suporte (agora resistência) só para voltar a descer. No final desse ano, estava precisamente na resistência que agora indicamos (então suporte) e tinha acumulado uma queda de quase 2000 pontos (27%)! Claro que, entretanto, outras agências também desceram o rating, num movimento inverso ao que agora se prevê para os próximos meses:

  • Em 2011, dado os problemas com a dívida pública e a queda do governo, a descida de rating era já um dado adquirido, mas neste momento, o movimento da S&P surge mais cedo do que o mercado antecipava. Isso faz com que muitos tenham sido apanhados desprevenidos e possam ter que fazer ajustes nas posições que detêm: vejam, por exemplo, a situação do BCP que conta neste momento com mais de 4% de posições curtas, que nós há dias atribuímos a isto, posição que pode ser excessiva perante estes desenvolvimentos. Ora, caso se dê efetivamente esse desmobilizar de algumas posições curtas, ou tomadas de posição apressada atendendo a esta nova realidade, podemos ter subidas muito interessantes em títulos que, dado o seu peso no índice, o empurrem para cima da resistência.
  • O facto de termos andado desde maio a fazer tentativas de quebra que, ainda que mal sucedidas, nunca tiveram reações que levassem a cotação abaixo dos 5000 pontos, desenvolveu uma base muito interessante que só reforça a força de um possível breakout.
Dito isto, somos de parecer que, se não houver estraga fodas, podemos ter pela frente uma semana bastante interessante! Que assim seja!

2 comentários:

  1. O facto de entretanto terem desaparecido algumas empresas do Indice (BES, Banif, PT para Pharol) não tem influência no valor de índice actual versus o histórico?
    Se estas empresas pura e simplesmente "faliram" e não foram substituídas por outras de igual capitalização, não podemos esperar que o índice volte aos mesmos patamares!!

    ResponderEliminar