5.8.18

Cofina

Eu não sei se vocês se recordam, mas há pouco mais de 2 anos corriam rumores de que a situação na Cofina estava preta e até em setembro do ano passado tiveram que desmentir uma notícia do JN em que se escrevia que a empresa estaria a ser alvo de um PER e andava com uma dívida ao fisco de mais de 13 M€. No mercado, como todos sabemos, os rumores têm muitas vezes a força de anunciar a notícia e outras vezes o condão de a precipitar, pelo que esta empresa tem passado o ano a balançar entre aqueles que temem o gato preso com o rabo de fora e a confirmação dos rumores, e os que acham que a Nossa Aposta e o  jogo online vão catapultar os lucros da companhia. Julgo que os resultados relativos ao 1º semestre terão afastado, por ora, a situação mais dramática, motivo pelo qual o mercado voltou a sua atenção definitivamente para o que vai acontecer com o negócio do jogo.


Temos defendido que não será por causa da imprensa que a Cofina vale a pena, nem vai ser o sangue que jorra da CMTV a justificar os 60 M€ a que a empresa está avaliada, a que temos que somar os 47 que tem de dívida. Por esse lado podemos ter um ângulo mais ou menos especulativo (lembremo-nos que a Altice falhou a compra da Media Capital o que a pode guindar para a Cofina, podendo a parada subir com uns supostos interesses angolanos(!)) ou ainda o projeto de alargamento do ramo da televisão à TDT. Pode ser que haja alguma coisa desse género no futuro, e se houver será certamente interessante, mas esse tipo de especulações são mais ou menos correntes e se andamos à espera de apanhar uma coisa dessas talvez seja melhor neste momento apostar nas EDPs. 

Nos resultados estão a faltar os números do jogo online, onde a Cofina detém uma posição de 40%, e julgo que o próximo salto (para cima ou para baixo) nas cotações surgirá quando se fizer alguma luz sobre o assunto. Creio que o reforço da posição do Paulo Fernandes, CEO da empresa e um dos melhores gestores a laborar no PSI20, aguça o apetite numa altura em que o gráfico não aconselha vendas, mas neste momento em que está tudo de férias, o melhor mesmo será relaxar porque esta é uma daquelas empresas em que não é possível andar a fazer grandes jogadas porque o baixo volume não o autoriza. Os frequentadores desta casa já conhecem a nossa posição relativamente ao jogo online, mas se quiserem fazer uma revisão da matéria dada vão aqui.

O gráfico temo-lo assim:


Francamente, julgamos que não devemos estar preocupados com possíveis resistências porque, como se disse, não é fácil vender caro e comprar barato. O cenário de a coisa dar para o torto pelo lado da imprensa está mais ou menos controlado, mas pode suceder de as expetativas com o jogo online estarem empoladas e tudo terminar em barracada. Se isso acontecer, julgo que a quebra em baixa da Lta e principalmente da linha amarela será o primeiro sinal de aviso. 

Sem comentários:

Enviar um comentário