3.8.18

Olhos postos no NFP e GBP bastante pressionado apesar da subida de taxa de juro

Resumo:

Vendas a retalho na zona euro apontam para mais um mês de crescimento

É esperado mais uma vez que o crescimento da massa salarial se mantenha nos 2.7% y/y;

Berkshire Hathaway (BRKB.US) entre as epresas que apresenta hoje resultados.

Para terminar uma semana de eventos bastante preenchida, teremos igualmente um dia completamente cheio de acontecimentos económicos. Iniciámos a manhã com o PMI de serviços da união europeia e dos países que a constituem (à exceção da itália) a apresentar dados abaixo do que era esperado, depois de no dia de ontem termos assistidos ao mesmo desempenho no PMI de manufactura da zona euro. Mais tarde, teremos o relatório de NFP nos estados unidos, para o qual se avizinha dados novamente positivos seguindo os dados de crescimento do emprego e da redução de pedidos de subsídio de desemprego. Para iniciar a sessão americana teremos também o índice de não manufactura dos EUA no mês de julho que se espera que registe uma quebra em relação ao mês anterior. De destacar ainda a publicação de resultados por parte da Berkshire Hataway (BRKB:US), que tem como grande proprietário Warren Buffet, depois de ter anunciado um empréstimo de 2 mil milhões de dólares à Seritage Growth Properties.

PMI de Serviços no Reino Unido abaixo do esperado questiona ainda mais a decisão do BCE - GBP bastante pressionado

Depois de durante a manhã termos assistido mais uma vez aos dados do PMI de serviços na zona euro saírem abaixo do que era esperado (à imagem do PMI de manufactura), também o reino unido seguiu o mesmo caminho ao apresentar uma queda do índice para os 53.5 pontos, quando era esperado que decrescesse apenas para os 54.7. Ora, depois de no dia de ontem ter falhado as previsões quando ao PMI de manufactura e de no discurso por parte do BoE ter ficado a ideia que a subida de taxa de juro não seria algo sustentado numa política monetária, os dados de hoje levam os investidores a questionar ainda mais a decisão do banco central de inglaterra, o que está a ser bastante refletido na desvalorização da libra estrelina (GBP).

10H - Vendas a Retalho na zona eura no mês de julho a desapontarem pelo 5º mês consecutivo

As previsões feitas pelos analistas para o mês de julho, indicam que a procura continua bastante forte na união económica e monetária, o que fará prever um possível aumento das vendas a retalho na zona euro para o mês de julho. De relembrar que numa base anual, não saem dados negativos desde o ínicio de 2014, o que mantém as vendas a retalho como uma das áreas mais fortes na europa. Contudo, deve ser tido também em atenção que nos últimos cinco meses, todas as previsões feitas para as vendas a retalho não corresponderam aos dados publicados, o que nos faz pensar que poderá haver alguma inversão nesta tendência. Esta falha das previsões voltou a verificar-se no mês de julho, com o crescimento das vendas a retalho a ser de 1.2 por cento, contra os 1.4 consensualmente esperados. 

13:30H - NFP report do mês de julho

Nonfarm Payrolls, o terceiro grande evento da semana depois da decisão da FOMC e do BoE. É inquestionável que o mercado laboral americano é um mercado bastante forte e deverá apresentar uma variação do emprego de, aproximadamente 200 mil (193 mil previstos). Contudo, o grande factor de preocupação por parte dos economistas é o facto de não se registar uma dinâmica de crescimento da massa salarial. Os analistas apontam em consenso, para outra marca de 2.7 por cento (y/y) de crescimento, o que é visto como algo desapontante tendo em conta o forte do momento da economia americana e o avançado estado do ciclo económico. É esperada também uma redução da taxa de desemprego para os 3.9%.

15H - Índice de não manufactura dos EUA para o mês de julho

O índice de manufactura calculado pelo Institute of Supply Management (ISM) e publicado na quarta feira, mostrou uma queda superior àquilo que era apontado pelos analistas, sugerindo que a guerra comercial com a china possa começar a fazer sentir as suas consequências no mercado e nos negócios americanos. Contudo, é importante relembrar que o setor dos serviços tem maior impacto no PIB dos EUA, o que faz deste um setor com maior relevância para a leitura do desempenho da economia americana. É previsto pela maioria dos analistas questionados pela Bloomberg, uma quebra dos 59.1 para os 58.6.

Notáveis empresas dos EUA que publicam os seus resultados no dia de hoje:

Berkshire Hathaway (BRKB.US)

Kraft Heinz (KHC.US)

1 comentário:

  1. É importante não fazer especulações financeiras

    Abaixo está a referência

    https://sites.google.com/site/thefinancialspeculation


    ResponderEliminar