Sobre o PSI20 estamos conversados e é evidente para toda a gente que está tão bear que parece o Zé Colmeia.
O que interessa agora é ver como estão os índices que verdadeiramente contam, para que possamos avaliar quanto tempo teremos que esperar para poder ganhar dinheiro comprando ações.
A melhor forma de avaliarmos como os mercados estão fragilizados neste momento é através de um gráfico do S&P500, o índice americano das 500 maiores empresas a nível global:
O índice quebrou em baixa a SMA200 com algum estrondo na passada 2ª feira (notem que essa quebra já não ocorria há quase 2 anos), tendo ontem ensaiado uma reconquista da mesma que não resultou. Entretanto, hoje, pelo menos por ora, vai em contramão e afasta-se de maneira bastante comprometedora. Se fechar a subir vai dar sinal de vida, mas se arriar vamos vê-lo a aproximar-se dos 1815 pontos (linha preta a negrito), onde estamos em crer que poderá encontrar suporte, se calhar coincidente com o toque da EMA50 na média móvel 200. E é aí que tudo se vai jogar: uma quebra do suporte vai quase de certeza ativar uma death cross e voilá: bear market global! Mas pode ser, deus queira, que o suporte segure, como aconteceu em novembro de 2012 (ver 2º gráfico) e o morto ressuscite. Vai ser interessante de ver, mas não lhe toquem. Lembrem-se do ébola!
Sem comentários:
Enviar um comentário