2.1.18

PSI20

Cá estamos num ano novo e se há coisa que esta indústria da Bolsa em que andamos enfiados tem de bom é que cada ano que começa tem sempre o potencial de ser aquele em que nos vamos exceder e acabar por atingir o desempenho mirabolante com que andamos a sonhar todos os dias. 

Para quem anda nisto faz todo o sentido brindar na passagem de ano com bastante champanhe e ver muito fogo de artifício e pular muito porque a verdade é que a manobra não depende de patrões nem clientes, mas apenas de nós próprios e da nossa capacidade para aprender, avaliar e reagir. Há, evidentemente, quem possa festejar com mais galões, mas para quem gosta de ganhar dinheiro e faz dessa tarefa um dos condimentos da arte de bem viver esta liberdade de atingir o céu com as pernas é do melhor que pode existir e, pelo menos pela parte que me toca, chega para compensar o facto de não estar a ir para mais novo. Quando morrer que se foda, mas pelo menos brindei na passagem de ano com a tusa de quem acha que vai virar milionário na rodada que agora se inicia. À nossa maneira somos como que empreendedores envolvidos em grandes projetos e cheios de ideias mirabolantes e aqueles de vós que acham que esta coisa dos mercados é só jogo e não produz riqueza talvez possa perguntar ao meu patrão estatal se não lhe vai saber bem pagar-me o salário do ano com o IRS que eu lhe vou entregar e ainda sobrar dinheiro para outros. O que importa é que haja saúde... e, já agora, perder dinheiro não!

Gostei da forma como o PSI20 inaugurou as hostilidades no dia de hoje e quer-me parecer que 2018 promete. Arrancou destemido e arrojado e, mesmo com o DAX a entrar de chancas, foi por aí acima e fechou em máximos do dia e a meia dúzia de pontos de máximos de 2 anos. O volume foi para o fracote, sinal de que ainda há gente em trânsito depois do reveillon, mas a boa primeira impressão já ninguém lha tira. Para mim, que já ando nesta luta há décadas, estes inícios do ano costumam ser sempre bons indicadores. Ainda estamos no primeiro dia, bem entendido, mas ano que arranca bem costuma ser bom para os longos, e o contrário também é verdade. 

Vamos ver como corre a primeira quinzena, para podermos avaliar melhor a traquitana, mas, pelo sim e pelo não, não se deixem ficar a dormir no pedaço, porque isto cozinhou um bull market tão bem cozinhado que é preciso estar sempre a contar com um spike inicial generoso. O gráfico está com um aspeto encantador e se a coisa seguir os trâmites podemos contar com uma ida direta aos 5600 pontos, ainda que o nosso amiguinho seja herdeiro e vezeiro em nos dar cabo da cabeça e fazer sempre aquilo que lhe dá na real gana! 


Para já é meter o dinheiro ao monte e tentar apostar no melhor cavalo que encontrarem mas, se me passar o fastio com que ando de vir aqui escrever, não faltará oportunidade para especularmos sobre as melhores apostas (como costumamos fazer).

Bom ano para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário