19.11.14

A vez dos europeus

Os dados do sentimento económico do ZEW, publicados ontem, foram verdadeiramente explosivos e mostram que a economia europeia e, de forma particular, a alemã, continua a manter viva a esperança de que a situação se venha a compor nos próximos meses. E é preciso não esquecer de que estes dados positivos seguem-se a duas séries de números muito preocupantes, publicados no mês passado e no início deste mês, respeitantes às encomendas à indústria, que pareciam particularmente afetadas pela crise ucraniana. Para além de ter saído muito acima das expetativas, marcando um valor de 11,0, quando se esperava 0,9 o índice, que resulta de inquéritos realizados junto de 350 investidores de peso e analistas alemães, voltou a terreno francamente positivo, indiciando dessa forma um regresso do otimismo à maior economia europeia.

Indiferente aos números não ficou o índice alemão, o DAX, que ontem quebou a barreira dos 9400 pontos e hoje ensaiou um primeiro ataque à SMA200:


Esta noite saem dados relativos às compras à indústria na China que costumam marcar a abertura das bolsas europeias e, por volta das 8:30 de amanhã temos os números para as encomendas de novembro à indústria da construção na Alemanha. Se vierem confirmar o otimismo da leitura do ZEW podemos ter esperança num rally natalício também do lado de cá do oceano.

Sem comentários:

Enviar um comentário