4.11.15

As P's da praça

Não fôssemos independentes de interesses na nossa opinião e não fosse este artigo alheio à promoção do que quer que seja e o título acima embalar-nos-ia para a essência do Marketing. Não é o caso e nem vou escrever sobre os quatro básicos P`s (do inglês product, price, promotion, place) pelos quais assenta a labuta dos Marketeers.




Limitar-me-ei a escrever sobre oportunidade do preço de determinado produto a certo momento. Os p`s a que me refiro são da Pharol e da Portucel. A praça é o nosso PSI20. Já anteriormente me referi a elas. Uma, no longo prazo, tem dado a perder. Outra, tem dado a ganhar. A primeira, tende a ser fortemente especulativa. A segunda, já tem sido mais consistente e obedece de grosso modo à análise gráfica. Da Pharol falei no Ugly ducks, da Portucel falei no Back again e posteriormente, aqui. Uma anda pelo mesmo valor, a outra, elevou-se na zona de preços. Ambas merecem agora nova análise.

A Pharol, só superou, intraday, a resistência para fechar gap aberto e conforme comentário no artigo dessa análise continuou, a empreitada, em queda até tapar também o fosso na zona dos 0,295-0,3 passados três dias. Fortes oscilações fruto da tal especulação de que a cotada tem sido alvo, ora pela eventual compra de acções pela própria empresa ora pela questão do investimento russo na Oi com a falada fusão com a TIM em pano de fundo. Neste momento tem-se observado entre estes vaivéns, desde meados de Setembro, um canal ascendente do preço. Mantemos a ideia que a quebra em alta do valor na zona dos 0,405 levará a cotação até à sma200 que nos próximos dias coincidirá com o topo do canal. Falamos de quase 15%, que como sabem e se tem visto, em curto espaço de tempo, é coisa banaleca.


A Portucel fechou em zona de resistência, nos 3,88. Superando este valor fica próxima de um gap por fechar nos 4,15. É esse o nosso take profit no imediato, antes do ataque a máximos. No entanto, para aliviar indicadores já esticados e permitir uma aproximação das médias móveis bem como o seu cruzamento em alta não será de descartar e até seria saudável uma correcção até à zona da sma200. Se aí fosse e reagisse seria excelente entrada. Com suporte, de mandá-la às favas na quebra, nos 3,53.


Para concluir, hoje a nossa praça foi à sma200, precisa de aliviar e as noticias não se fazem demorar. Não é  preciso adiantar muito mais, certo? 
Boa noite. Fiquem com uma das minhas bandas de sempre.




Obs: Breves reparos a outras cotadas também mencionadas nos artigos referidos.

Banif é um excelente exemplo do erro crasso que pode ser antecipar movimentos.
Altri, quebrou em alta o canal descendente. O topo desse canal serviu de suporte enquanto a cotação aguardou a aproximação das médias móveis ganhado fôlego para 25% de valorização em três semanas!!
Semapa, superou a sma200 e valorizou 10% em oito dias. É uma cotada pachorrenta e acusa falta de liquidez. Em alternativa, no sector, à já lançadissíma Altri, a analisada Portucel. 
Mota Engil, à boleia das super noticias lá atingiu os 2,48, conforme objectivo traçado. Antes do movimento ascendente quebrou em baixa e em fecho, por coisa mínima, a média  móvel mas também é certo que nesse dia reagiu aos 2,02 de forma bastante positiva terminando em subida. São as tais leituras que é necessário fazer nos momentos certos! Por agora, parece ter um gap para fechar nos 2,38!

Sem comentários:

Enviar um comentário