8.7.14

O afundanço do PSI20

Nós gostávamos de deixar aqui uma palavra positiva e de calma aos nossos amigos que não tiveram a oportunidade de vender e estão muito preocupados com a situação que se viveu ontem e principalmente hoje no PSI20, mas a verdade é que se quisermos ser mais do que solidários não há, de facto, boas notícias, ainda que, como é evidente o esticanço para baixo já vá longo e mais cedo ou mais tarde tenhamos subida! 

Na Bolsa não existe nunca o suficientemente barato nem o suficientemente caro. Como fomos frisando ao longo do tempo de existência deste espaço, quem vende em Bolsa não o faz por achar que está caro, mas sim porque acredita que pode recomprar mais barato; da mesma forma, a grande maioria dos que compram fazem-no porque acham que poderão vender mais caro e não porque pensam que está barato. Nesse sentido, se os investidores acreditam que há margem para mais descidas, vão vender e o preço vai descer, independentemente de considerarem que está barato ou caro. É verdade que, aqui e ali, vão ocorrer ressaltos porque a opinião das massas é volátil e o investidor reage a impulsos que estão o mudar à velocidade da mente humana. Mas quando uma determinada tendência de queda se estabelece é norma os ressaltos serem oportunidades para os retardatários aliviarem o peso da carteira que ainda mantêm.

O PSI20 está a 2,3% de entrar na zona em que tudo se decide (assinalamo-la com um retângulo laranja no gráfico seguinte):


Francamente, estando o índice sobrevendido (vejam o RSI na parte inferior da figura), e sendo o suporte tão relevante, não antecipamos que possa acontecer quebra dessa zona sem que pelo menos haja um ressalto. Aliás, se esse ressalto não ocorrer vamos passar diretamente para Bear Market e entregar definitivamente a Bolsa aos curtos, o que significa que teremos telejornais a abrirem outra vez com péssimas notícias da economia e quiçá o Governo a pensar demitir-se. Portanto, se não forem especialmente impressionáveis e aguentarem ver o vosso dinheiro correr risco de ser violentado, é possível que venham a estar reunidas as condições para poderem começar a construir uma carteira para dar alegrias até maio do próximo ano!

Por que motivo isto sucedeu, perguntam vocês? Por que motivo está o PSI20 a esfrangalhar-se quando a economia parece finalmente estar a melhorar e não temos a crise da dívida soberana de há dois anos nem a irrevogável demissão do ano passado (recordar aqui)?

A Bolsa cai sem que haja um motivo, porque a verdade é que há sempre quem saiba mais do que nós das maroscas que se estão a aprontar e vai vendendo devagarinho. À posteriori tudo acaba por fazer sentido e olhando para atrás acaba por ser relativamente fácil compreender o comportamento das cotações. Na verdade, somos tanto melhores investidores quanto mais cedo conseguirmos entender que vem aí borrasca. E é aí que a análise dos gráficos dá uma ajuda imprescindível. 

Agora, já é possível compreender que a situação é realmente séria ao ponto de justificar a quebra da SMA200 que despoletou todo este alvoroço. Tal como assinalamos no dia em que a PT pôs a boca no trombone (ver aqui), havia risco real de o GES incumprir. E isso aconteceu efetivamente (ver aqui). E se for verdade o que hoje noticia o expresso, o incumprimento pode ser maior do que tem vindo a ser admitido (ver aqui):

Quando uma empresa ligada a um grupo tão importante como é o BES entra em incumprimento, temos um problema sério. A confiança é abalada de uma forma que é muitas vezes irreversível e estamos em crer que é possível que os investidores pensem que a aversão ao BES contagie muitos outros setores da economia portuguesa e inclusivé a dívida pública. E só esse facto faz deste acontecimento uma situação tão grave como a criada pelo nosso MNE no ano passado.

Não se esqueçam, no entanto, que os grandes suportes são também os pontos de entrada capazes de fazer milionários.Como sempre na vida, para grandes riscos estão guardadas grandes recompensas, desde que haja o estômago firme o suficiente para aguentar estes solavancos. Pelo menos, não somos brasileiros (aqui). 

Sem comentários:

Enviar um comentário