17.7.14

O DAX

É quando começamos a ver notícias como esta link 1, ou esta link 2, que começamos a pensar que os mercados mundiais são capazes de andar esticadotes e é o PSI20, cuja queda foi precipitada por motivos que são de todos conhecidos, que deve estar mais enquadrado na realidade. 

Olhando, por exemplo, para o gráfico do DAX, o índice alemão, até pode ser que estejamos a ser míopes, mas garanto-vos que não conseguimos ver que possa desatar a subir. 


Vamos trabalhar, pois, no cenário de queda. 

Já sabem que nós gostamos de médias móveis que são ferramentas simples e bastante eficazes. A linha laranja do gráfico é a EMA100 que, como podem verificar, susteve a queda do índice algumas vezes no passado. Não somos adivinhos, mas está-nos a custar um bocado pôr de parte a ideia de que a vamos testar uma vez mais. O problema é que com notícias pindéricas da economia é bem capaz de a coisa arriar. E se o pior cenário desta notícia link 3 se confirmar, estamos em crer que vamos até à linha vermelha, a famosa SMA200 que já não é quebrada há 3 anos e da última vez que foi (com cruzamento em baixa da linha laranja)... ui, ui... o DAX esfrangalhou-se todo como o PSI20 fez na semana passada. 

Para já, o cenário é puramente académico, mas para o caso de a tramóia se confirmar deixamos a seguinte dica:  com tempo, aprendam a entrar do lado curto (a shortar) porque vai haver dinheiro que pode vir parar ao nosso belo bolsito quando o estenderete se confirmar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário