15.7.14

Inversão?

Uns dias de férias salvaram-nos do autêntico filme de terror que se viveu nos mercados no final da semana passada. 

São quedas violentas como as que o PSI20 experimentou, com particular destaque para o BES, que tornam a Bolsa uma atividade que exige um rigor e uma capacidade de reação que, de facto, não é para todos! E a verdade é que para muitos dos que têm investido nos mercados o sofrimento e a aflição de verem as economias diminuírem de forma drástica sobrepõem-se ao lucro que normalmente poderão obter. Alguém famoso escreveu, não me recordo exatamente quem, que "a todo o lucro que obtemos há sempre que subtrair todo o sacrifício que nos foi exigido". Sábias palavras que muitas vezes ignoramos. Contabilizamos o lucro como a diferença entre a venda e a compra e ignoramos o sacrifício e o tremendo custo da tomada de decisão, como se viver em sofrimento fosse uma forma de vida perfeitamente natural. Se há lições que aprendi com os meus avós é que nada se faz sem esforço e dedicação (lógico), mas o bem-estar e a qualidade de vida são mercadorias (?) que jamais devemos trocar por papel colorido! 

Se passarem uma vista de olhos por uma rubrica que tivemos aqui logo no início chamada "O que devo saber antes de Negociar em Bolsa" verão que estão lá muitas dicas valiosas sobre a forma de estar nos mercados e sobre a suprema importância de sabermos assumir erros enquanto ainda não é demasiado tarde. Na Bolsa, saber vender é uma arte!

Mas deixemo-nos de sermões que não é para isso que vocês cá vêm!

O PSI20 está na zona crítica. Aqui ou vai ou racha e se racha ficamos numa situação tão feia que não acredito que se vá já para esse cenário. Da minha experiência, que vale o que vale, diria que o pessimismo atingiu um nível tal que isto só pode subir. Estou em crer, portanto, que hoje pode ser um dia ótimo para uma inversão de curto prazo, pois tivemos uma queda fortíssima de desespero e pânico no início do dia que parece corresponder a um cenário de exaustão. Para validar a inversão, vamos precisar de um fecho de dia positivo. Se assim for, estão reunidas as condições para uma ida pelo menos aos 6400 pontos. 

Se a tarde voltar a ser de queda, diacho... 

Confiram o gráfico:




Sem comentários:

Enviar um comentário