31.7.14

Para memória futura

Que me perdoem aqueles que hoje viram o património fortemente reduzido à conta da incrível história de incompetência e falta de vergonha que envolve o BES, mas há uma lição a retirar de tudo isto e que nos interessa particularmente a todos nós que estamos dispostos a arriscar o fruto do nosso trabalho nos mercados de capitais. Guardei-a, à lição, sob a forma de uma frase que o The Mechanic, um excelente forista do Caldeirão de Bolsa, usa quase como se fosse um lema:

"Os que hesitam, são atropelados pela retaguarda"

Evidentemente, a frase aparece num contexto de guerra, no caso as guerras napoleónicas, no magnífico livro de Stendhal, a Cartuxa de Parma, escrito em 1830, e cuja leitura deveria ser mandatória. Mas aplica-se, ipsis verbis, a esse autêntico campo de batalha que é a bolsa. 

No dia 8 de julho, quando surgiram notícias de que empresas ligadas ao BES tinham falhado pagamentos na Suiça, escrevemos no nosso FB: "Só mais uma achega sobre o incumprimento do GES: se estivéssemos nos EUA ontem o BES tinha caído pelo menos 50% e hoje estava, de facto, em situação de ter de pedir proteção contra credores. E olhem que estou a falar do BES e não do GES. É que um incumprimento, por menor que seja, tem um custo reputacional que atira qualquer empresa ao tapete. A situação só não é dramática porque estamos em Portugal." O BES cotava a 70 cêntimos e quem anda nisto há muito tempo sabe que os mercados não perdoam e costumam ser crueis!

Para não nos esquecermos do dia em que acabaram mais de 150 anos de história do BES e muitos foram atropelados porque hesitaram, deixo-vos a imagem do stream em fecho no Activobank.


Sem comentários:

Enviar um comentário