11.4.16

Atualização ao PSI20

Por mais voltas que se dê e por mais que abusemos do wishful thinking, não nos podemos esquecer de que no PSI20 estamos e continuaremos a estar num bear market que dura tanto quanto a crise medonha que o nosso país tem enfrentado. Começou, mais coisa menos coisa, no início de 2008. A linha vertical azul no gráfico abaixo marca o dia 1 de janeiro desse ano, duplo topo de um bull market que nasceu em março de 2003. O nosso índice tinha marcado uma valorização de mais de 160%, que mais do que queimou desde a linha azul para cá!


Não significa isto que não tenha sido possível ganhar dinheiro nestas condições (o que andaríamos nós aqui a fazer?), mesmo que não se arrisque entradas curtas, não só porque têm existido ótimos ressaltos na tendência de fundo, mas também devido à própria natureza da negociação em bolsa.

Os mercados são dinâmicos e permitem uma atitude de grande flexibilidade que não existe noutros tipos de investimento. Significa isto que, no século XXI, com acesso instantâneo ao mercado, não faz qualquer sentido investir em bolsa a pensar no médio/longo prazo. Todos os investimentos devem ser monitorizados sempre no curto prazo e, evidentemente, deixar correr apenas se não houver sinais de alarme. O que o mercado urso implica é que sejamos absolutamente lestos a identificar oportunidades e jamais nos ataque a ganância na hora de arrecadar lucros: o mercado estará à nossa espera mais à frente e não faz mal nenhum perder uns ganhos conquanto se evitem grandes perdas!

Já aqui nos referimos por diversas vezes a este assunto, mas nunca é de mais lembrar: negociar em bolsa, seja aqui ou em qualquer outra parte do mundo, exige uma atitude aberta e uma capacidade absoluta para mudar de opinião se a isso formos obrigados. E de nada nos vale pensar que no fim tudo se acaba por compor, porque isso não é nada verdade. Que o diga quem manteve BES, BCP ou PT que cotavam a 15 euros, 0,90€ e mais de 6 euros, respetivamente, no início de janeiro de 2008 (valores já ajustados de dividendos e de AC)!

O gráfico seguinte é o mensal (cada barra é um mês) desde o início do atual movimento e vê-se bem como, apesar da tendência de queda, temos tido bons meses de valorização que têm permitido ganhos aos mais dinâmicos e àqueles que sabem preservar o capital (e a moral):


Colocamos uma linha de tendência descendente que não é quebrada desde o início de 2008 e, embora não lhe atribuamos grande validade, ficaríamos satisfeitos por ver uma barra verde mensal com o topo a rasgá-la!

No curto prazo, voltamos à cepa torta e diríamos que só não está pior porque os índices americanos têm mostrado apetite por ir a máximos. O PSI20 reentrou no nosso canal descendente e, enquanto se mantiver dentro do canal, a tendência será descida, atraído para mínimos:

  
Hoje ensaiou uma saída para cima do canal, mas não conseguiu romper: na nossa ideia, quanto mais depressa conseguir fechar acima dos 4900 pontos, maior é a probabilidade de já não irmos a mínimos (para já). Com sorte, pode ser que comece a ganhar razão de ser aquele projeto de Lta que colocamos no gráfico (a azul). Para já é só um projeto, mas era ótimo que conseguisse resistir em caso de embate. Se não o fizer, estão lá os valores que podem servir de amparo antes de novos mínimos!

Sem comentários:

Enviar um comentário