3.4.16

De volta às lides

A semana foi boa para estar fora e bem vistas as coisas a spring break ficou-me módica, se atendermos à altíssima probabilidade de me ter espalhado ao comprido se tivesse ficado por cá entretido na lufa lufa. Bom para mim!

O PSI20 é um sádico do caraças e justo quando a malta está numa de pensar que a coisa vai encarreirar o bruto tomba e leva tudo à frente. Mais do que teorias económico/políticas, aquela quebra em baixa da Lta na quinta-feira antes da Páscoa marcou o compasso, como a cena da última ceia preparou os estômagos para o que se seguiu (esta veio mesmo a propósito), e devia ter-nos levado a largar tudo e escondermo-nos, como fez Simão Pedro.


E vejam o gráfico:


A minha dúvida agora, e a de todos nós afinal de contas, é se reentra no canal descendente ou se ressalta ali no topo até à zona dos 4900 pontos. Não me consigo decidir, mas estou ansioso por descobrir como evolui a situação nos próximos dias. É que uma reentrada consistente no canal é muito mau sinal e pode levar alguns mais sadomaso a começarem a pensar que pode haver merda grossa, por exemplo, lá para o fim do mês quando os canadianos disserem de sua justiça sobre o rating da república. Como dizia o outro, make no mistake, são os sinais dados pelos gráficos que nos devem levar a antecipar a tempestade e não ocorrência da catástrofe que nos deverá levar ao gráfico. Make no mistake.


Nos títulos, o BCP fez o mesmo que o PSI20, no mesmo dia, e a falta de disciplina custou 20% aos indisciplinados (é importante reconhecer que com a banca europeia a cair em média 15% no trimestre, seria épico o BCP estar quase a ganhar no que vai de 2016). Agora vêm com a conversa de um AC, do reverse stock split, da indecisão no BPI, e mais uma quantas narrativas (para usar linguagem pós-moderna). Mas eu digo como o arbusto: make no mistake:


E agora? Agora... foda-se! Não lhe vejo ponta por onde se lhe pegue, mas dou de barato que possa ter um ressalto aqui. Mas também aceito se me disserem que se pôs a jeito para marcar mínimos. Dá-me a ideia que este é um caso que vai estar intimamente ligado, nos próximos dias, ao que se passar com o BPI, pelo que pode dar riqueza ou pobreza em igual proporção. O que sei é que o gráfico antecipará o desiderato! E por ora não é famoso!

Lembram-se de termos dito aqui que achávamos a JMT uma empresa cara. Pois bem, o que nós dizemos não conta para nada e o que as casas de investimento dizem ainda menos (ou será ao contrário?!) e o que interessa é que a JMT quebrou a resistência forte que tínhamos assinalado e manteve-se segura bem acima, pelo que está num bull market pujante e feliz. Daqui para cima, só vemos resistências na zona dos 15 euros e são valores cheios de mofo, de 2013! Pusemos ali uma Lta que acompanha o movimento atual que já leva quase 40% e achamos que a sua quebra em baixa pode ser motivo para vender (está muito encostada à cotação atual o que reforça o rácio ganho/risco). Dizemos "pode" porque em bull market há tão poucos motivos para vender quanto em bear market há para comprar!


Na small list do que vamos ter debaixo de olho no arranque de semana está a Galp. Tem um movimento similar ao da JMT, mas muito menos exuberante porque está com um caminho mais cheio de pedras. Mas na sexta-feira veio pousar outra vez na zona do vai ou racha, ali na base daquele canal ascendente dentro do qual tem vindo a navegar (comparativamente, diríamos que é como se a JMT viesse aos 13,40€). Se quebrar a linha em baixa não gostamos, mas por aqui há rácio ganho/risco que pode justificar uma investida.

Sem comentários:

Enviar um comentário