28.4.17

Histórias de dinheiro

Terceira parte

Do ponto de vista do amigo Casimiro rapidamente surgiu um atrativo que tornou o negócio de intermediação ainda mais aliciante. De posse dos dois contratos, podia assistir durante meses à oscilação diária do preço da colheita futura de milho, sabendo que, na pior das hipóteses, pagaria o valor estipulado em A e receberia o prescrito em B. Mas podia dar-se o caso de os ventos da fortuna soprarem a seu favor e começarem a surgir notícias favoráveis às posições que detinha, por exemplo, de carestia de milho e de protestos contra o barulho dos mastigadores de pipocas nos cinemas. A subida do preço do milho e a queda do preço das pipocas ia valorizar os seus contratos e podia acontecer de ele conseguir alienar os contratos em mercado secundário realizando uma mais-valia extra.



Mas o reverso da medalha também era possível, visto que podia suceder de o preço do milho na altura da colheita estar significativamente mais baixo do que ele estava obrigado a pagar ao amigo Antonino e, por uma coincidência infeliz, haver milho insuficiente para a indústria transformadora e ele ter que vender abaixo do preço de mercado. Nesse sentido, os contratos de futuros eram puramente simétricos, pois o ganho de uma das partes era a perda da outra e, no fundo, acabava por haver uma quantidade não desprezável de incerteza associada à transação. Tratava-se daquilo que se costuma designar por um jogo de soma nula.

No fundo, havia como sempre um risco contratual que cada uma das partes assumia e dava como razoável, mas, com o tempo, a liquidez dos contratos de futuros desequilibrou muito rapidamente a balança a favor do intermediário, o que levou ao surgimento de concorrência que acabaria por fazer evoluir os contratos para o próximo nível. Ao mesmo tempo, percebeu-se que contratos de futuros feitos entre empresas individuais incorriam frequentemente em incumprimento, pelo que deixaram de ser interessantes. Afinal de contas, a colheita do amigo Antonino podia ir pelos ares com o vento ou a fábrica de pipocas do amigo Bartolomeu podia seguir o mesmo caminho se a dose não estivesse bem calibrada ou a pipoca fosse mutante. De maneira que, ao mesmo tempo que se estabeleceram grandes cooperativas de produtores que podiam em conjunto fazer face a qualquer imprevisto individual e negociar preços de venda mais favoráveis, e confederações da indústria, que tinham objetivos simétricos, também foram surgindo serviços bancários que canalizavam as economias da população para as duas atividades produtivas e para o intermediário poder negociar de forma mais eficaz.

Foi assim que o amigo Casimiro evoluiu da negociação de contratos de futuros para o estabelecimento de contratos de OPÇÕES que não só lhe permitiam reduzir o risco, mas conferiam aos contratos nuances que os tornavam mais apelativos.


Sem comentários:

Enviar um comentário