11.1.15

AG da PT

Pelos vistos amanhã vamos ter mesmo AG da PTSGPS para decidir a venda da PTPortugal à Altice.

Ao princípio, falou-se de fusão PT/Oi e eu lembro-me de ver o Ricardo Salgado todo pinoca com a possibilidade de o negócio fazer a cotação da PT subir e bem! Isto passou-se quando a CGD vendeu a posição que tinha na PT acima dos 3,5 euros e o do BES manifestou estranheza por o banco do estado se estar a desfazer de tão grande acepipe. A verdade é que nem o Salgado sabia verdadeiramente do que estava a falar, nem os da Caixa venderam porque se aperceberam que o negócio era fraco. A verdade, verdade é que isto anda tudo em piloto automático e mais coisa menos coisa nas mãos da sorte.

Claro que nós quando vimos a PT transformada em piedrita rolante percebemos que o negócio era tão fedorento como têm sido todos os negócios vindos do Brasil (uma vez, já há muito tempo, perdemos 15% num dia por causa da jogada brasileira da Jerónimo Martins e a coisa serviu-nos de escarmenta. Arre!). Entrar na PT só com a OPA da Isabel e da forma que já tivemos oportunidade de explicar.


Agora que estamos prestes a consumar a tramóia percebe-se bem a verdadeira obra que foi criada pela genial dupla Granadeiro/Bava. Em suma, a negociata é assim:

A PT vende a operação portuguesa e com o dinheiro paga a totalidade da sua dívida, sobrando trocos. A Oi realiza um aumento de capital para entregar uma participação à PT. De uma assentada, a PT passa de empresa líder em Portugal para reles subordinada, com uma posição de 26,5%, de uma empresa de 3ª categoria desse mercado eternamente promissor que é o Brasil! De caminho, os ases da gestão que elaboraram tão sábia manobra ainda arranjam tempo e cacau para acudir ao BES. Hilariante. O cómico do negócio é que não se percebe a quem é que a jogada convém, porque mesmo os brasileiros ganharam um acionista a quem entregaram ações novas e que acabará tão desmoralizado que nem valor acrescentado poderá trazer. Não andaremos longe da realidade se afirmarmos que deve ter sido o pior negócio de toda a gloriosa história do capitalismo mundial! Mais uma vez, o nosso país a contribuir para a ilustre lista dos melhores do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário