11.1.15

Disciplina

Teoricamente, negociar em bolsa é fácil até dizer chega e não há nenhum de nós, por mais artolas que seja, que se possa assumir como incapaz de extrair cacau dos mercados. Na prática, porém, acabamos por deixar dinheiro espalhado por tudo quanto é canto e deixamos fugir oportunidades de triunfar como se o guito não nos fizesse falta absolutamente nenhuma! E tudo isso acontece porque, por natureza, somos animais indisciplinados como o diabo. Literalmente falando. Trata-se, pois, de um problema de disciplina, que não se resolve à força de cavalo marinho (como estavam em crer os nossos pais e avós), mas trabalhando a atitude mental. É por isso que precisamos de estudar o mundo para melhor conhecermos a nossa mente: é que uma coisa é olhar para os gráficos e identificar oportunidades e outra muito diferente é agir em conformidade, com frieza e, lá está, disciplina.

Um caso para ilustrar.

O nosso índice favorito para negociar é o S&P. Para além de ser um índice muito abrangente e diversificado, é o mais negociado do mundo e, por isso, é bastante certeiro do ponto de vista técnico. 

Aqui há dias, negociava o S&P a descair desde máximos históricos, postamos uma análise em que dissemos que uma quebra do suporte dos 2040 levaria o índice à base do nosso canal. Entrada curta na quebra dos 2040. Na base do canal, a probabilidade de ressalto é boa. Venda curta e entrada longa. Quebra a base do canal: fecho longo com corte de perdas e entrada curta. Reage para cima deixa correr os lucros estando atento a um possível lower high. Lower high: fecho longo e espera.


Teoricamente, portanto, é só faturar. Na prática... foda-se!

Agora, também é fácil. Na 2ª feira cai e quebra outra vez os 2040. Curto. Falha e retoma os 2040 no dia seguinte: fecha-se. Base do canal. Fecho curto. Quebra: curto. Ressalto: longo. Amanhã sobe e fecha acima do fecho de 5ª feira. Longo, com possível ida a máximos. Cenário mais provável teórico: o primeiro. Lower high confirmado amanhã e S&P a ficar com mau aspeto. Na prática: espírito aberto.

Agora, é só negociar. Bons negócios!

Sem comentários:

Enviar um comentário