28.1.15

Ponto da situação

O PSI20 corrigiu como era inevitável que corrigisse e mantemos que pode encontrar suporte num dos pontos que indicamos no post anterior. 

Um desses pontos é a EMA9 que foi, curiosamente, o mínimo do dia de hoje (gente atenta, foi a jogo). Se tivermos uma correção de muito curto prazo por aqui deve chegar e vamos subir amanhã. Se a correção for mais expressiva vamos à zona dos 5060 pontos, onde os muitos que se guiam pelas médias móveis se vão sentir tentados a deitar uma mão e amparar a queda. Na possibilidade de uma quebra temos os 4900 como derradeiro limite antes de voltarmos à cepa torta. Quebrou: queimou!

Francamente, digo-vos desde já que não me acredito que a queda vá ficar por aqui. Dá a ideia de que o mercado está filado em que o Tsipras seja um fulano razoável e venha às boas com mais ou menos cedência. Mas o que estes 3 dias de governo grego nos estão a dizer (e o mercado ateniense não desmente) é que a parada está de facto muito alta e a Grécia do Syriza vai ser intransigente na defesa daquilo que é o programa do governo doa a quem doer e custe o que custar. Para se perceber melhor o que está em causa, em vez de ouvirmos analistas tenrinhos opinar sobre o certo e o errado como se fossem verdades absolutas, recomendo-vos que vejam esta curta entrevista do Joseph Stiglitz. A propósito, digam-me se a forma como a Grécia se colocou hoje ao lado do Putin nas sanções que a UE quer aumentar não é de craque! Francamente, estes dois dias de Tsipras já me chegam para perceber que, para o mal ou para o bem, mudar vamos de certeza. E os mercados não costumam gostar muito de grandes mudanças...

Evidentemente, temos o plano do BCE, mas essa notícia já lá vai longe e é provável que os que alocaram dinheiro aos mercados por antecipação moderem os ímpetos à espera de ver onde param as modas.

Uma palavra para a banca lusa que está a passar por um mau bocado. 

O BCP esparramou-se feio e o gráfico é elucidativo. Vemos suporte na base do canal no intervalo 5,4-5,8 cêntimos. Se nem a aproximação do PSI20 à resistência, nem o plano BCE o animou, quem somos nós para acreditar que o trengo acerte o passo agora? Arrenega!


O BPI nivela pela mesma bitola: fujam dele, mesmo que os resultados agradem. É que não nos vale de nada andar a contrariar quem mais pode: e esses estão vendedores! Diríamos que hoje houve quebra de suporte (embora não discutamos com quem disser que ainda se pode salvar). O fecho em mínimos e o volume crescente é que não nos deixam descansar e fazem-nos acreditar que a ida aos 70 cêntimos não parece descabida. A conferir mais tarde!


É incrível como estas coisas na bolsa são tão voláteis e tão depressa passamos de uma situação em que a quebra de resistência nos pode projetar para altos voos para um cenário em que já estamos a pensar na validade de suportes. É assim mesmo: talvez amanhã tudo mude outra vez e tenhamos uma aproximação à resistência. Se assim for, voltaremos a falar!

Sem comentários:

Enviar um comentário