Semana encantadora nos mercados e, com o alto patrocínio do BCE, tivemos enfim aquilo a que fizemos referência aqui (mais de 10% de subida no que vai de ano e 14% desde os mínimos no que ao PSI20 diz respeito).
No final, contra o nosso prognóstico, até a PT ajudou à festa e foi mesmo a medalha de ouro da semana (deixá-la fugir acabou por constituir o momento negro semanal, mas não faz mal: o mercado é generoso nas oportunidades que fornece).
O PSI20 acabou a semana a embater com estrondo contra a grande resistência dos 5350 (foi mesmo o máximo do dia) e acusou o toque. O estado de sobrecompra do índice e a anemia da banca (BCP e BPI a braços com problemas diferentes, mas ambos preocupantes) acabaram por tirar o gás e a coisa só não deu para torto porque o BCE foi tão mais ambicioso no programa que apresentou que nem deu hipóteses para sell on the news nos principais índices europeus (no final, toda a gente acabou a marimbar-se para os gregos). No semanal (gráfico 2) o PSI20 fecha justo na EMA de 21 períodos, sendo que, habitualmente, uma quebra ascendente dessa linha tem levado o índice a ficar acima dela, no mínimo, meio ano (ainda não quebrou, embora a linha tenha invertido para ascendente (verde), o que necessita de confirmação no final da próxima semana!).
Gráfico 1 - Diário |
Gráfico 2 - Semanal |
Manda a sebenta que nos primeiros dias da próxima semana tenhamos consolidação do movimento, de modo a mais tarde podermos enfrentar a quebra da linha vermelha no gráfico diário e quiçá a EMA21 no semanal. Traçamos uma linha de tendência ascendente de curto prazo que, por ser muito inclinada acaba por perder validade, mas que nos pode dar um ponto de aterragem de uma correção suave (5240 a valores de hoje). Duvidamos que se fique por aí e julgamos mais credível um recuo até aos 5090 (EMA9) ou 4970 (EMA21). Uma quebra em fecho dos 4900 entorna o caldo.
Se resolver subir, com derrube dos 5350-5400 vemos subida em marcha forçada até aos 5750.
Entretanto, na próxima semana começa a época de resultados anuais e duvidamos que haja muitos interessados em se atravessarem antes de ser mostrado o apuro dos negócios.
Como também nós temos fim-de-semana de Violeta por cá, mais não poderemos fazer por vós nos próximos dias. Fiquem bem!
Sem comentários:
Enviar um comentário