5.6.14

As decisões do BCE

A leitura da decisão do BCE de hoje é muito simples.

Onde é que os bancos colocam as reservas de capital de que dispõem, de maneira a que estas resultem em lucro?

Resposta: na economia, via empréstimos às empresas e aos particulares, trocando risco por hipotecas, na Bolsa (em ações, obrigações e outros títulos) que representem capital, investindo no trabalho de uma corporação ou até de um país como um todo, em imobiliário, mercadorias ou matérias-primas ou, se os banqueiros estiverem borrados de medo, fazem como a maior parte dos portugueses e depositam-no a prazo. 

Só que os bancos, como é evidente, não vão fazer depósitos a prazo na concorrência. Em vez disso, depositam no Banco Central, que paga juros como qualquer outro banco paga aos clientes. E foi este juro que o BCE paga aos bancos pelo dinheiro que estes têm lá depositado que foi hoje cortado para valores negativos. Dito de outra forma, doravante se os bancos quiserem colocar dinheiro a prazo no BCE vão ter que pagar! E a verdade é que os bancos têm muitos milhares de milhões encostados no BCE. Conclusão: só um banqueiro sem arrojo mesmo nenhum vai manter o dinheiro no BCE, tendo de pagar por isso.

A leitura evidente é que os bancos vão ter que reforçar a alocação do capital à economia real: vai sair dinheiro do BCE e entrar (vejam se adivinham?)... no que a este espaço diz respeito, na Bolsa. 

Ao mesmo tempo, o BCE também cortou a taxa de juro a que empresta aos bancos, dando outra achega para que aumente a liquidez no mercado.

Tudo somado... vai dar subida!

A única dúvida está em saber se isto não estará já muito descontado. Se atendermos ao que se tem passado com a taxa de juro da dívida pública portuguesa, percebemos que nos últimos tempos tem havido muito dinheirinho a entrar nas nossas obrigações (e não só), o que parece indicar que muitos bancos já há algum tempo que perderam o medo e largaram os depósitos a prazo no BCE. 

Seja como for, embora conscientes de que pode vir aí um sell on the news, a mensagem é muito simples: havia dinheiro estacionado no BCE que vai começar a carburar! 

Tomem-se, pois, as concomitantes providências!

Sem comentários:

Enviar um comentário