15.6.14

Vender em maio

Semana negativa no PSI20 que, depois de ter falhado a ida a máximos, parece estar preparado para entrar em definitivo na silly season

Olhando para o gráfico, diríamos que se tornou provável um prolongar da tendência de descida pelo menos até à zona onde se situa a linha de tendência ascendente (Lta) que vem do final do ano passado, em torno dos 7000 pontos. Se assim for, repete-se o tradicional sell in may que, no caso do nosso índice costuma ser para levar à letra como podem verificar no gráfico seguinte. 



Se quiserem considerar como válido o histórico dos dois últimos anos, então seria de sair em maio, embora ainda estejam perfeitamente a tempo, e regressar apenas no final de julho ou já no decorrer do mês de agosto. 

Como curiosidade, diga-se que se seguissem a tática de entrar em meados de julho e saírem em inícios de maio do ano seguinte, com uma carteira que replicasse o PSI20, teriam obtido uma valorização média de 46% em 2012-2013 e de 42% em 2013-2014, ao passo que no intervalo maio-julho tivemos quedas de 16% tanto em 2012 como em 2013. 

Se em 2014 se repetir o cenário passado, então teremos uma descida até aos 6350 pontos (que é precisamente onde se situa, quanto a nós, a fronteira bull-bear do PSI20, assinalada a laranja no gráfico), com uma subida posterior até aos 9200 pontos em maio do próximo ano. 

Muitos dirão que em 2012 tivemos grandes chatices com a crise da dívida soberana e no ano passado deu-se o irrevogável incidente, acontecimentos de tal monta que não se perspetiva que haja cenas iguais no presente ano. A vantagem da Bolsa é que podemos sempre pôr dinheiro a sustentar as opiniões que vamos tendo e as leituras que fazemos. E quando assim é, o resultado vem sempre justo!

Sem comentários:

Enviar um comentário