9.6.14

Mota Engil

A notícia de que havia analistas a avaliar a Mota Engil África na casa dos 4000 milhões de euros é daquelas que deixa o povo tão banzado que até fica mal na fotografia:


Como diabo é que uma empresa que, no fecho de hoje, é avaliada pelo mercado em 1278 milhões de euros destaca uma sua subsidiária que vale 4000 milhões? A Mota África dá conta de mais ou menos 1/3 do negócio total da Mota e vale 3 vezes mais?! Quem foi o nabo que fez estas contas?

Garanto-vos que nós aqui no NEB não sabemos nada deste tipo de aritmética, e somos uns leigos consumados em matéria de contabilidade e construção civil, mas uma coisa podemos dizer com toda a franqueza (até porque mandar bojardas é arte que sai em conta): que a MOTA tenha subido 40% em 14 dias vai parecer uma subidinha insignificante daqui por uns tempos! Aí está o que pensamos do caso, de forma muito direta e sem rodeios! Esta artista tem a tenda montada para deixar as duas rodas e se transformar num foguetão (quem não perceber, é favor ver a figura seguinte que sempre ajuda):


Que pelo caminho se vai estampar aqui e ali é uma evidência, mas daí até chegarmos ao ponto de nos pormos a vender esta máquina e entregarmos o tesouro a outros vai a distância entre a sabedoria e a loucura. 

Claro que há valores que devemos acautelar: na sexta-feira falamos dos 6,40€ que hoje foram atingidos por arredondamento. A quebra (se se der) deve conduzir ao máximo histórico nos 6,83€, onde é de elementar sensatez que haja um alívio porque a subida já vai em modo panic buy. Vendam a medo e comprem quando os mãos fracas as largarem e elas vierem pousar cá abaixo. É um conselho amigo, mas não me venham chatear a cabeça se se trilharem: é que não vou estar mesmo nada para vos aturar!


Sem comentários:

Enviar um comentário