27.6.14

O caso PT/BES

Porque é que a notícia lançada para os jornais de que a PT tem 900 milhões de euros empatados no BES está a causar uma mossa tão grande, tanto no próprio banco como na operadora?

Por um motivo muito simples: porque a PT está com medo de não reaver o dinheiro! Em condições normais, ninguém dá conta na praça pública dos investimentos que faz e de quando é que esses investimentos (se se tratarem de empréstimos) vencem! Mas a sensação que está a correr no mercado é que estas não são, de todo, condições normais e o facto de a PT ter posto a boca no trombone conduz diretamente à conclusão de que há risco de falência de empresas ligadas ao BES. E se isso acontecer, meus temerários amigos, vai fazer com que o BPN ou o BPP passem por furtos de delito comum.

E temo bem que esteja finalmente revelada a causa da tremenda anemia que tem atacado o PSI20 desde maio. Há risco real de desmoronar do BES e isso implica risco muito sério para Portugal (eu não sei se tem alguma coisa que ver, mas a verdade é que os juros das obrigações do tesouro estão hoje em forte alta e eu desconfio que não é só por causa do défice).

O PSI20 deveria ter reagido muito melhor à linha de tendência que traçamos e principalmente à EMA200 (ver gráfico em post mais abaixo). Não o fez e hoje pode-se escangalhar todo. Agarrem-se bem, tomem providências, entrem curto, vão de férias ou aproveitem a nossa agenda cultural. Mas também é possível que não seja nada!


Sem comentários:

Enviar um comentário