O bom de andarmos às turras com o pior índice bolsista a nível mundial é que podemos perfeitamente meter férias quando nos dá na real gana sem temor de perdermos uma boa cavalgada porque a verdade é que o garoto, de cada vez que dá uma arrebitadela, não tem perdido tempo a voltar à casa de partida! Esta postura reconfortante do índice, que não tem deixado ninguém com pena por ter vendido, vem de há 2 anos a esta parte e define, em essência, o que é um bear market!
A diferença entre negociar em bolsa ou negociar, por exemplo, imobiliário é a tremenda liquidez do mercado de capitais que faz com que a regra de ouro seja apenas e sempre comprar se podes vender mais caro, vender se podes comprar mais barato! Para o mercado bolsista, o tempo é um fator de tão grande importância como o é na nossa vida de todos os dias e não deve ser aceite por ninguém perseverar numa posição que tem tudo para se tornar mais perdedora fiado em que mais cedo ou mais tarde o ciclo mudará! Era Keynes quem não se cansava de lembrar que, no longo prazo, estaremos todos mortos, mas também não deixa de ser verdade que, no longo prazo, todos corremos o risco de acabar falidos se insistirmos em manter barretes enfiados na nossa negociação em bolsa!
No fundo, no que ao dia-a-dia diz respeito, não há uma perceção tão afinada quanto em outros mercados do valor-justo de uma dada mercadoria, mas antes um rácio ganho/risco que deve ser devidamente ponderado e assume particular importância em ciclos negativos do mercado. Sendo verdade que nunca ninguém faz bons negócios quando compra, mas apenas quando vende, é ainda mais certo que ser humilde naquilo que se espera de um mercado bearish costuma ser a melhor maneira de não ser comidos pelo urso.
Serve tudo isto para assinalar uma forma possível de começar a marcar inversões no ciclo de negativo para positivo num dado mercado, índice ou título. Referimo-nos aqueles intervalos de tempo em que começa a ser cada vez mais difícil vender sem assumir demasiados riscos de ter que entrar a seguir a preço mais elevado. Ora dá a ideia de que parece ser esse o caso do PSI20 neste momento, sendo que, pese embora no geral ainda não tenha sido dado o tiro de partida, tem havido cada vez maior força nos suportes para fazerem o seu trabalho de ampararem as quedas. E isso é bom para aqueles que andam do lado das compras e se mantêm firmes na convicção de que estará por um fio começarmos a ter algum ganho que se veja neste mercado tão fraquinho!
Relativamente à última vez em que aqui tratamos dele, o PSI20 veio ao suporte e talhou ali uma nova Ltd a bater neste momento em três mínimos relativos, o que é um número já bom. Isso deu-nos pano para traçar um canal que toca em três máximos de curto prazo. Não é por aí além significativo, mas dá-nos boas indicações relativamente a valores barreira de compra e venda com maior intensidade. Para nós, com mais significado é o cruzamento de médias móveis que está a ocorrer. Se considerarmos a média móvel simples de 200 dias, temos desde ontem, pela primeira vez desde junho de 2015, as médias móveis de curto, médio e longo prazo alinhadas na posição correta. Mantemos a opinião de que não se devem tomar posições de maior relevo sem que seja quebrada em alta a zona entre os 4850 e os 4900 pontos, mas julgamos que hoje mais do que há 15 dias atrás, há sinais de que algo de interessante pode vir a ocorrer!
Sem comentários:
Enviar um comentário