27.5.15

O irmão bêbado


            Há poucos dias atrás um comentador americano de assuntos económicos (que não me lembra o nome) apelidou a Grécia de “O Irmão Bêbado”. Como se a zona euro fosse uma daquelas famílias respeitáveis que têm no seu seio um elemento que estraga as festas de família, e que todos estão sempre à espera que não apareça para não passarem vergonha frente aos outros – “o irmão bêbado”.

            Para uma família respeitável é sempre muito chato ter que expulsar “o irmão bêbado” dos encontros sociais de família, pois afinal de contas... é da família, e a consciência pesa sempre nesses casos. A Europa encontra-se nesse dilema. “O Irmão Bêbado” vocifera, diz disparates, chantageia porque sabe que a família não o irá expulsar; ele sabe bem que os outros são mais razoáveis que ele próprio. O álcool não dá inteligência mas também não tira o instinto.

            A situação na zona euro é delicada e podemos estar prestes a assistir à tomada de decisões importantes. O ministro das finanças grego, até há pouco tempo tido como uma espécie de herói da BD, veio mais uma vez avisar: se a Grécia sai do euro, o euro está condenado. Pela minha parte acho que a situação é a oposta. Uma moeda é uma criação muito complexa e delicada (ler “O poder do Dinheiro”, Milton Friedmann), onde, por vezes, flutuações mínimas nas regras que regem a moeda podem ter efeitos bruscos e tremendos. É como se a nossa família tivesse ao seu dispor sempre, e apenas, porcelana chinesa da mais exótica, e tivesse todos os dias que se servir dela. Um “irmão bêbado” no meio de tais delicadas preciosidades pode constituir um sério risco à integridade delas. A saída da Grécia da zona euro poderá a curto prazo levantar poeira, mas será apenas isso.

            A verdadeira intenção do governo grego para os últimos dias de negociação foi, ingenuamente, transmitida, por um membro do Syriza que se encontra em Lisboa, numa entrevista na rádio no dia 26. Disse ele que o objetivo é conseguir, para já, um acordo provisório. Para que em setembro se inicie a discussão do acordo final, esse sim que irá resolver a situação do problema Grego de uma vez por todas, já que haverão outros países do sul da Europa (não disse quais, mas imagina-se) que irão secundar a visão que o governo grego tem dele.

            Eles estão a ver o PODEMOS a ganhar a eleições em Espanha. Se isso acontecesse iríamos ter não um mas dois irmãos bêbados, e este último bem mais violento e pesado. Então não haveria salvação para a porcelana chinesa e o euro já era. Mas não acredito que vá ocorrer esse cenário. Em Espanha aconteceu com as eleições municipais o que já tinha ocorrido com as europeias no Reino Unido, onde o UKIP se destacou para depois, nas legislativas, ter eleito apenas um deputado.

            As eleições que verdadeiramente contam, em qualquer país, são as que decidem o governo. As outras podem servir para muita coisa, entre elas como protesto. E num país, como Espanha, com o desemprego que tem, muito têm eles que protestar. Mas daí a entregarem o governo a um punhado de aventureiros de esquerda radical que os vão enterrar vivos no tempo e mandá-los para meados do século XX, é outra história.

            Os gregos fizeram isso, poderão dizer. É verdade! Mas, até agora, o que ganharam? E será que estamos a vislumbrar, pelo menos, trabalho para garantir um melhor futuro para os gregos? O governo grego é campeão pelo menos numa coisa; eles falam, falam, falam... e a credibilidade do país afunda-se na lama, afunda-se, afunda-se...

            Os próximos dias poderão trazer desenvolvimentos decisivos. Ou então vai-se adiar a solução mais uma vez... para setembro como eles querem.

1 comentário:

  1. Olá pessoal, eu sou Patricia Sherman em Oklahoma EUA agora. Gostaria de compartilhar com você minha experiência em pedir US $ 185.000,00 para limpar meu saque bancário e iniciar um novo negócio. Tudo começou quando eu perdi minha casa e peguei minhas coisas por causa da política do banco e conheci algumas contas e algumas necessidades pessoais. Então fiquei desesperada e comecei a procurar fundos de todas as formas. Felizmente para mim, uma amiga minha, Linda me contou sobre uma empresa de crédito, fiquei intrigada com a fraude, mas fiquei intrigada com a minha situação e não tive escolha a não ser pedir conselhos de minha amiga sobre essa empresa. entrar em contato com eles realmente duvidou de mim por causa da minha experiência anterior com credores online, você sabia pouco disso? '' Elegantloanfirm@hotmail.com Esta empresa tem sido muito útil para mim e meu colega e hoje, graças a essa empresa de crédito, a orgulhosa dona de um trabalho e responsabilidades bem organizados, eles sorriram de volta para mim. Portanto, se você realmente precisa crescer ou iniciar seu próprio negócio, ou se realmente precisa emprestar dinheiro em qualquer dificuldade financeira, recomendamos que você encontre hoje uma oportunidade de desenvolvimento financeiro em sua empresa. {E-mail:} Elegantloanfirm@hotmail.com / número do whatsapp +393511617486 .... on-line para crédito e não vítima de fraude Obrigado.

    ResponderEliminar