4.3.18

Ponto da situação

Começo por isto: grátis acho que estou a levar barato! Um dia vou pensar em pôr o acesso ao blogue a valer 1300 carapaus à hora a ver se pega. Estou convencido que sim, mas ainda não me decidi a experimentar porque 1) sou néscio, 2) gosto de trabalhar e 3) quero assegurar o meu cantinho no paraíso dos bondosos e dos justos.


Hoje as notícias da Alemanha vieram boas segundo o que me parece, mas o gráfico diz-nos que a situação recomenda cautela e que podemos estar a toques de passar de moderato a presto no que às descidas diz respeito (sim, porque o adagio já o deixamos para trás há muito). Bolas, agora fiquei com vontade de ver e ouvir isto:


E tenho a certeza de que o gráfico já assenta melhor agora e até podemos começar a pensar em suportes fatais e cavalgadas rumo ao teto:


Claro que Pavarotti também vem a propósito por causa da bela Itália, essa terra tão difícil de compreender, mas que todos admiramos e que de hoje para amanhã pode produzir um governo inimigo da Europa. Talvez não: anda lá o Cavaliere para salvar a situação! Trump e a guerra do aço e Putin e o míssil do apocalipse vieram recordar-nos esta semana que o mundo está entregue a celerados egoístas e irracionais. Um mundo de brutos. If you feeling sinister:


O PSI20 está mais atrasado do que o DAX no que a sinais de mau agoiro diz respeito, o que pode querer dizer que ainda há muita gente que acha indecente ir já para bear market quando ainda nem sentimos a garra do tourito. É triste se assim for, mas a vida é como é e não como gostaríamos que ela fosse. Se isto continuar, sorte vai ter o Rui Rio que já começou a ver se fareja os sinais que vêm dos mercados à procura de algum indício de que a "festarola" está para escafeder. Como todos sabemos, não é que o PSI20 mande na economia, mas podem bem ter a certeza de que se os 5000 pontos no índice forem quebrados em baixa é uma questão de meses até vermos a coisa a azedar. Para já, estamos na base de um canal que vem de novembro de 2016, nas proximidades da EMA200 e encostados a um ténue suporte horizontal. Se isto não chegar para suportar, podemos ter uma aceleração das quedas até testarmos a linha amarela; se der para cima, as médias móveis de curto prazo (a verde 9 dias e a amarelo 21) vão ser a primeira resistência:


Quanto ao S&P500, que passou a semana toda a arriar, salvou in extremis um suporte que me parece importante, mas ficou numa situação de grande fragilidade que só será minimizada com a quebra em alta daquela Ltd. Quanto à Lta não convém mesmo nada que seja quebrada em baixa de forma consistente, sob pena de termos a tal queda de já falamos algures até à zona dos 2200 pontos, onde está a nossa perigosa linha amarela:


Sem comentários:

Enviar um comentário