9.1.17

Novo AC no BCP

Há mês e meio fizemos esta análise ao BCP e, na altura, partimos do princípio de que o AC poderia ser apenas para pagar os CoCos e permitir à Fosun e à Sonangol reforçarem para 30% do capital cada uma. Afinal o AC é bastante maior e na prática equivale a 1,35 vezes a cotação atual do banco. Trata-se de uma injeção de capital massiva que poderá implicar a diluição para 42% da posição atual aos acionistas que não forem a jogo!

Evidentemente, não sabemos o que o mercado achará disto (a notícia com os valores já corria algures ontem, pelo que julgamos que os principais players não terão sido apanhados de surpresa), mas há alguns aspetos que poderão ser relevantes:
  • O grau de diluição é tão grande que poderá haver quem prefira vender (ou já as ações, ou depois os direitos) a ter que acudir, disponibilizando recursos para mais este peditório;

  • O facto de a Sonangol ponderar não ir a jogo significará que vão vender os direitos, colocando igualmente pressão no preço. É também possível até, quem sabe, que acabem por sair, uma vez que passarão, em pouco tempo, de principal acionista a uma posição de menos de 10%.
  • Por outro lado, o facto de haver garantia de que, para além dos 400 milhões que a Fosun está disposta a gastar, apareceram outros 900 M€ de um consórcio bancário reputado é uma mensagem de confiança que o mercado não deixará de registar. Veja-se o contraste com o que está a acontecer no NB onde apenas apareceram fundos de investimento e a pedirem dinheiro para assumirem o banco!
  • Aliás, se pensarem no que está a acontecer no setor bancário italiano, onde não há gente com vontade nem dinheiro para acudir, isto de aparecerem 1330 milhões só para o BCP, ainda que com um desconto generoso, é sinal de que nem tudo é mau e, afinal, pelo preço correto, ainda há quem compre em Portugal!
  • Depois do AC, o BCP fica livre do estado e, supostamente, com rácios de capital confortáveis (onde é que já ouvimos isto?) podendo então, quiçá, voltar a crescer (se estiverem para aí virados, recomendamo-vos, em absoluto, que releiam isto)!
Olhando para o negócio como um todo, do ponto de vista do pequeno acionista, a verdade é que se trata de uma cagada sem jeito e o ideal era que nada disto fosse necessário, mas quem tem ações do BCP já deve estar mais do que habituado a este tranco. Temos o blogue há dois anos e meio e já falamos de ACs neste banco uma data de vezes: uma miséria! Quanto ao resto, se vai subir ou descer, não vos podemos dizer e estamos em crer que ninguém pode! Amanhã veremos!

Sem comentários:

Enviar um comentário