24.1.17

EDP Renováveis

Hoje a estrela da sessão foi a EDP Renováveis, com uma subida vistosa de quase 4,5%. O fecho foi em máximos e o volume muito superior ao habitual, pelo que, como é lógico, fui ver o gráfico e o que verifico é que devia ter estado mais atento. 

Ora vejam:




Se isto não é um espalhafatoso sinal de compra, então eu percebo muito pouco desta tanga toda e ando praqui enganadinho de todo, coisa que, diga-se, não seria de admirar!

Ao que consegui apurar (e agradeço ao César Borja por ter postado essa informação no grupo do FB) a EDPr teve hoje uma boa notícia vinda dos EUA. Em resumo, temia-se que a administração Trump retirasse os estímulos fiscais concedidos às renováveis de uma forma um tanto ou quanto selvagem e hoje o Secretário de Estado do Tesouro, Steven Mnuchin, acabou por dizer que a coisa vai ser feita com mais parcimónia e até uma certa fleuma. Ora, o mercado esteve este tempo, desde as eleições até agora, em stress, porque toda a gente sabe que, em mercado livre, as renováveis levam retada das petrolíferas e afins e a postura do presidente eleito parecia ser um bocado assanhada. Agora, parece-me a mim que o mercado, esse exagerado, vai começar a comprar a ideia de que andou a... exagerar nas quedas! É isso, meus caros que vejo no gráfico.

Problema desta teoria: o presidente americano é quem nós sabemos que é e não me admirava nada que viesse dar o dito por não dito em três tempos. Um dos problemas (talvez um problema menor) de vivermos em tempos de pós-verdades e de realidades alternativas é que o Princípio da Incerteza deixou de ser quântico.

3 comentários:

  1. 4% é sempre uma boa sessão para se apanhar, no entanto... os meus indicadores ainda não passaram para positivo.

    Os indicadores, nunca são infalíveis, mas cada vez mais acredito nos que uso, e a EDPR até pode já ter começado alguma cavalgada por aí acima, mas eu pessoalmente, ainda não acredito! :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo! No nosso gráfico a cotação continua abaixo da linha amarela! Achamos é que pode estar em causa uma boa oportunidade no curto prazo!

    ResponderEliminar
  3. AH! Confesso que não sei o significado da linha amarela.

    Sim, boa oportunidade a curto prazo, não haja dúvida, embora já só goste de olhar para prazos mais largos. :)


    Curiosamente... o valor da linha amarela, é muito parecido com o valor para o qual começaria a considerar ter posições de compra. O meu valor anda pelos 6.098 (com tendência a descer).


    Boa sorte com os trades! :)

    ResponderEliminar