Post convidado - Por Artur Mariano
Não tenhamos dúvidas. O objectivo para quem investe na bolsa ou para quem investe em imobiliário é o mesmo: Ganhar dinheiro!
A bolsa de valores e o sector imobiliário são dois dos melhores investimentos a longo prazo que alguém possa ter. Muitos investidores investem inclusive nos dois.
Ambos têm prós e contras, mas veja por exemplo logo esta vertente: Investir em bolsa é bom porque investimos em empresas que já existem e investir em imobiliário, é igualmente bom, porque, para todos os efeitos, as pessoas precisarão sempre de uma casa para morar.
Têm algo em comum também: funcionam em comunhão com a lei da oferta e da procura.
Veja o caso do imobiliário: Quanto maior for a procura de determinados imóveis (seja para comprar ou arrendar), e menor for a oferta, os preços sobem!
Agora a bolsa: Quando uma empresa tem lucros altos, mais procura há das suas acções. Logo, se a procura for alta, a cotação das acções sobe!
Ambos têm obviamente desvantagens: Para investir em imobiliário, é necessário tempo (para procurar imóveis e para os gerir) e requer, em relação à bolsa, mais dinheiro em carteira. Imóveis são bem mais caros que acções, e temos de ter em conta as despesas de manutenção e os impostos que não são tão baixos quanto isso.
Vai encontrar tudo o que precisa saber no meu novo livro "Investir em imobiliário: do 0 ao milhão":
Vai encontrar tudo o que precisa saber no meu novo livro "Investir em imobiliário: do 0 ao milhão":
Para investir na bolsa, temos de convir que o risco é muito mais elevado quando comparado com o outro investimento, e ainda ter também em conta, as comissões elevadíssimas cobradas sobre as mais-valias pelos bancos ou pelas correctoras.
Como de certo compreenderá, para mim a escolha está mais que feita: Imobiliário, até porque é a minha paixão.
O correcto seria diversificar os seus investimentos, mas e se tiver de optar só por um?
Tenho pouco dinheiro disponível, ou estou algo restrito a financiamento: Bolsa.
Tenho um bocado mais de dinheiro disponível, ou tenho acesso mais ou menos facilitado a crédito: Imobiliário.
Deve em ambas as situações, ser acima de tudo honesto consigo próprio e ter a noção que não se enriquece do dia para a noite. Ambos os investimentos requerem tempo e dedicação. Requerem conhecimento e muita ponderação. E como em tudo na vida, um pouco de sorte. Seja porque “apostou as suas fichas” nas acções de uma empresa, e valorizaram imenso, ou porque comprou o imóvel certo, na hora certa, e que a procura para esse tipo de casa, subiu mais que o esperado, e o mercado tem pouco para oferecer.
De todas as formas, quem o impede de usar as duas modalidades de investimento? Porque não investe na bolsa, de forma a conseguir o capital necessário para comprar o seu primeiro imóvel? Ou, parte do que ganhar com imobiliário, rentabilizar numas quantas acções?
Não esqueça: Se algo têm em comum o investimento em imobiliário e em bolsa é o seu objectivo, que no final de contas, é o que o move na direcção da vida de investidor: Ganhar dinheiro!
Bons investimentos e, já agora, excelentes ganhos!
Na compra do livro, os leitores N€B podem usar o cupão "neg-em-bolsa" para terem um desconto de 5%.
Sem comentários:
Enviar um comentário