4.2.18

A próxima semana

A coisa pôs-se brava e ninguém parece disposto a deitar uma mão, mas, notem bem, não somos só nós, que andamos no mundo semi-racional das ações, que não temos a tarefa fácil: olhem para os amigos que mudaram diretamente dos depósitos a prazo para um sortidinho no ambiente infra-racional das criptomoedas e vejam que para eles o cenário neste momento já deve estar em ponto de rebuçado para divórcio! 


Não é que vivamos bem com a desgraça dos outros (!), mas colocar a coisa em perspetiva ajuda e não é pouco e em momentos de aperto ver outros mais quilhados do que nós é tónico que tem o poder de 700 mil milhões de latas de red bull. Foi só para enquadrar, mas isto vareia muito e ninguém se pode rir, e quem ri por último ri melhor... e assim por diante!

Da vez passada já aqui me referi às causas do volte-face e aos aspetos fundamentais a que devemos estar atentos. Agora vou-vos dizer quais são os valores que me parece que toda a gente vai estar a ver amanhã e nos dias seguintes para tentar racionalizar isto como uma normalíssima correção num bull market ou uma situação mais séria esbardalhadora do estado de graça. Fá-lo-ei para o PSI20 e para as ações de que nós cá mais gostamos, não esquecendo que o nosso índice dificilmente (eu julgo que nunca vi) irá contra a tendência do DAX e do S&P.

A ideia central é, pois, de que estamos num bull market e de que não há nada para já que nos faça pensar que haverá inversão, pelo que assumiremos que vai haver gente cheia de vontade de entrar nos mercados agora que os preços ficaram mais convidativos: há uma queda desde máximos de 4,8% no PSI20, 6% no DAX e 3,8% no S&P. Os valores já são de alguma monta e, embora o DAX já tenha feito correções violentas, desde que para nós começou o atual bull em dezembro de 2016, esta é a maior no menor curto espaço de tempo. Fico preocupado se amanhã não vir força para segurar o DAX acima dos 12690, onde está a EMA200, mas estou na fé de que não vai haver, por ora, falta de compradores, até porque aqueles que estão fora terão motivos para arriscar, uma vez que será relativamente fácil perceber se o cenário azedou mesmo e saltar fora com perdas pequenas. 

  • No PSI20, se a Lta segurar é um ótimo sinal, sendo que mais abaixo talvez se encontre conforto no mínimo do ano, onde há um pequeno gap para fechar (zona dos 5400 pontos). A aproximação da EMA9 à EMA21 também pode levar a um apaziguamento dos vendedores, caso haja, bem entendido, rebote nos índices estrangeiros. Acresce que, se amanhã cair, o PSI20 vai ficar quase sobrevendido, situações que costumam mandar comprar! 

Para as ações, vamos deixar os gráficos falarem sozinhos, porque achamos que não vos precisamos de dizer mais nada!





Goog night and good luck!

Sem comentários:

Enviar um comentário