Tal como prevíramos, a semana no PSI20 foi volátil que chegue, com velas enormes todos os dias, cheias de rabinhos vistosos para um cima e para baixo, mas acabou por se saldar numa recuperação bastante interessante, ainda que sem ser decisiva e esclarecedora.
Neste momento estão recuperadas praticamente 50% das perdas e, mais importante para nós, voltamos a estar acima da zona dos 5450 pontos. Para nos convencer de que o tourito sobreviveu a este violentíssimo ataque, está-nos a faltar um aumento do volume, um cruzamento da EMA9 para cima da EMA21 e, acima de tudo, uma quebra da retração de Fibonacci de 61,8%.
As retrações de Fibonacci, sobre as quais poderão encontrar abundante literatura googlando, são muito utilizadas pelos investidores para encontrar resistências ou suportes em reações a quedas ou subidas violentas. No caso do PSI20, fechou a semana a enfrentar a fibo de 50%. Se corrigir, poderá encontrar algum suporte nas que estão abaixo; se superar, tem acima o número de ouro que é a retração dos 61,8% (os investidores que mexem com o mercado estarão, por certo, a olhar para estes valores). Se estourar para cima, fico convicto de que o bicho vive; se quebrar mínimos da semana passada é muito mau sinal! Os valores estão assinalados no gráfico abaixo:
Entretanto, da última vez também falamos no gráfico semanal, e agora podemos ver como a tal base do canal que tínhamos marcado suportou com eficácia:
Temos na terça-feira resultados da Galp que, como é evidente, farão bastante menos pelo rumo do PSI20 do que o comportamento dos mercados globais.
Se formos ao Yahoo Finance já há quem avance que as nossas preocupações da semana passada com os números da economia real não têm razão de ser, mas mesmo ao lado há quem opine que ao sell off ainda lhe faltam 30%. Enfim, opiniões há as para todos os gostos e até nós temos a nossa, mas como andamos com o amigo Fibonacci nos braços vamos pôr os gráficos do S&P500 e do DAX com os respetivos valores:
O americano está mais adiantado na recuperação e fechou a semana a tentar saltar outra vez para cima da Lta e na luta com o fibo de 50% (tal como o PSI20). Muito mais anémico parece o DAX, ainda a braços com a primeira retração, o que me parece bastante mau sinal, pois se arreia aqui arrisca quebrar mínimos em menos de um fósforo: gostava de o ver galopar também até aos 50% pelo menos para depois ter um suporte onde pousar!
Enfim, o caminho para reganhar a confiança não se afigura fácil, mas pode ser que os mesmos algoritmos que exorbitaram a queda disparem agora ordens de compra na mesma batida. Se isso acontecer só não sei é se ficarei contente ou simplesmente cheio de medo do que o futuro nos reserva!
Sem comentários:
Enviar um comentário